Desvelando a atuação profissional em Educação Física através da percepção da trajetória acadêmica
Resumo
O objetivo desta investigação foi desvelar a atuação profissional dos futuros
professores de Educação Física. A metodologia utilizada baseou-se na
fenomenologia. Participaram da investigação 22 acadêmicos matriculados na
disciplina Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro
de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Foi
realizada uma entrevista semi-estruturada. Para a análise das informações usou-se
a técnica da redução fenomenológica para o emergir das essências. Dessa maneira,
o sujeito em sua trajetória de formação é um ser unitário, que se constitui pelo seu
percurso na trajetória da formação profissional inicial e pessoal. Este viés possibilitou
entender o acadêmico, futuro profissional, e suas escolhas no ambiente universitário
ou fora dele, relacionando a sua trajetória da formação inicial, o mercado de trabalho
e as ações desenvolvidas neste período. Nesse sentido, a nossa reflexão precisa
fazer parte da construção pedagógica da atuação docente para compreender e não
julgar as ações e escolhas procurando culpabilizar alguém e sim, proporcionar
espaços de discussão que busquem outras formas de desenvolver tarefas que
compreendam o ser humano e sua complexidade. É importante frisar, portanto, que
ao longo deste período estamos percorrendo caminhos para atingir os nossos
objetivos pessoais e profissionais, mas muitos não se dão conta que se encontram
nessa busca e, muitas vezes, acomodam-se, não aceitando novos desafios e novas
possibilidades de enfrentar e olhar a si mesmo e a própria profissão.