dc.contributor.advisor | Krug, Hugo Norberto | |
dc.creator | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.date.accessioned | 2016-10-11T12:31:08Z | |
dc.date.available | 2016-10-11T12:31:08Z | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2236 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005 | |
dc.description.abstract | The objective of this investigation was to watch the professional performance of the
futures physical education teachers. The used methodology based on the
phenomenology. They participated of the investigation 22 enrolled academics in the
Practical discipline of Teaching of the course of Physical Education of the Physical
Education Center and Sports of the Federal University of Santa Maria-RS. Semistructured
interview recorded and transcribed. For the analysis of the information the
technique was used from the reduction phenomenology when emerging of the
essences. In this way, the subject in your development way is a unitary person in
order that he is constituted by your course in the path of the initial and personal
professional development. This idea possible to understand the academic,
professional future, and your choices at the university or out of him relating your way
of the initial development, the job market and the actions developed in this lifetime. In
those circumstances, our reflection needs to do part of the pedagogic construction of
the teacher performance to understand and not to judge the actions and choices
seeking accuse somebody and yes, to provide discussion spaces that look for other
forms of developing tasks that understand the human being and your complexity. So
Is important underline that along this lifetime we are on the way to reach our personal
and professional objectives, but many don't feel bill that you/they are in that search
and, a lot of times, they make comfortable, not accepting new challenges and new
possibilities of to face and to look to himself and the own profession. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Fenomenologia | por |
dc.title | Desvelando a atuação profissional em Educação Física através da percepção da trajetória acadêmica | por |
dc.title.alternative | Sense the professional performance in Physical Education through the perception of the academic way | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta investigação foi desvelar a atuação profissional dos futuros
professores de Educação Física. A metodologia utilizada baseou-se na
fenomenologia. Participaram da investigação 22 acadêmicos matriculados na
disciplina Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro
de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Foi
realizada uma entrevista semi-estruturada. Para a análise das informações usou-se
a técnica da redução fenomenológica para o emergir das essências. Dessa maneira,
o sujeito em sua trajetória de formação é um ser unitário, que se constitui pelo seu
percurso na trajetória da formação profissional inicial e pessoal. Este viés possibilitou
entender o acadêmico, futuro profissional, e suas escolhas no ambiente universitário
ou fora dele, relacionando a sua trajetória da formação inicial, o mercado de trabalho
e as ações desenvolvidas neste período. Nesse sentido, a nossa reflexão precisa
fazer parte da construção pedagógica da atuação docente para compreender e não
julgar as ações e escolhas procurando culpabilizar alguém e sim, proporcionar
espaços de discussão que busquem outras formas de desenvolver tarefas que
compreendam o ser humano e sua complexidade. É importante frisar, portanto, que
ao longo deste período estamos percorrendo caminhos para atingir os nossos
objetivos pessoais e profissionais, mas muitos não se dão conta que se encontram
nessa busca e, muitas vezes, acomodam-se, não aceitando novos desafios e novas
possibilidades de enfrentar e olhar a si mesmo e a própria profissão. | por |