Navegação por orientadores "Marchesan, Maria Tereza Nunes"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 19
-
Crenças e reflexão de professores sobre a avaliação da aprendizagem no ensino instrumental de línguas estrangeiras
(2013-03-05)O estudo de crenças no ensino e aprendizagem de línguas é um campo recente de investigação no Brasil, assim, desenvolver pesquisas com essa temática contribui para a identificação de comportamentos que guiam a ação de ... -
A avaliação no ensino de espanhol: crença-ação de duas professoras da escola pública
(2018-02-26)A avaliação da aprendizagem escolar é crucial para o curso do ensino e da aprendizagem. Com os novos contornos da educação linguística não há mais espaço para uma avaliação da aprendizagem voltada exclusivamente para a ... -
Competências de professores de espanhol língua estrangeira: uma investigação de crenças
(2017-03-28)Este trabalho consolida uma investigação voltada à Linguística Aplicada que pretende exaltar a relevância dos estudos de crenças e competências no ensino e aprendizagem de línguas, sublimando como tais estudos podem trazer ... -
Crenças sobre ensino/aprendizagem no ensino instrumental de línguas
(2012-03-06)As crenças que envolvem o processo de ensino/aprendizagem de línguas são constituídas através das experiências de vida de cada indivíduo e refletem as posições pessoais sobre a aprendizagem de uma LE. Este trabalho, ... -
Estudos em linguística contrastiva (LC): uma pesquisa bibliográfica de teses e dissertações presentes no Portal Capes
(2019-03-11)O presente trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os estudos realizados de 2000 a 2018 na área de Linguística Aplicada no Brasil, mais especificamente na Linguística Contrastiva, centrando-se ... -
Produção oral e crenças: a competência linguístico-comunicativa de egressos de um curso de letras espanhol EaD
(2019-12-09)Desde a instituição da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2006, inúmeros cursos de graduação a distância vem sendo oferecidos por universidades públicas do país, como é o caso dos cursos de Letras Espanhol. Considerando ... -
Crenças de professores de espanhol sobre interação e oralidade na EaD
(2013-03-01)O crescimento dos cursos de graduação a distância é a evidência de um novo cenário na educação brasileira. Esse é um reflexo da tendência mundial em possibilitar diferentes meios para que as ... -
Análise de imagens no livro didático de inglês como recurso de interação em sala de aula
(2018-02-27)O professor ao entrar em uma sala de aula tem a oportunidade de interagir com os alunos e oportunizar atividades que também estejam relacionadas com a trajetória de vida do educando. Sabemos que, em muitos contextos ... -
Estudo sobre a influência da língua materna na interlíngua oral em espanhol de estudantes brasileiros universitários
(2017-01-16)O presente trabalho tem como objetivo principal o estudo da influência da Língua Materna na Interlíngua Oral em espanhol de duas Estudantes brasileiras universitárias por meio de uma análise de Erros Léxico-Semânticos. A ... -
Questionando a crença de que “não se aprende língua estrangeira na escola pública”
(2018-12-13)Esta pesquisa objetivou contestar a crença de que não se aprende língua estrangeira (LE) na escola pública, identificada por vários trabalhos realizados dentro da Linguística Aplicada no Brasil ... -
Relações entre prática docente e competência linguístico-comunicativa: a perspectiva dos próprios professores
(2015-02-06)Este trabalho teve por objetivo investigar relações entre prática docente e competência linguístico-comunicativa de professores de Espanhol Língua Estrangeira da escola pública, por meio da inferência de suas crenças. Para ... -
A escolha do professor padrão do Colégio Militar de Santa Maria e seus efeitos sobre professores: um estudo através das crenças
(2015-11-24)O processo de escolha do professor padrão do Colégio Militar de Santa Maria tem o objetivo de homenagear o professor (civil ou militar), que se destaca entre os demais a cada ano letivo. A escolha do professor padrão ocorre ... -
A aquisição do verbo na interlíngua escrita de timorenses universitários aprendizes de português L2
(2019-12-13)Todos aqueles que atuaram e atuam no ensino-aprendizagem de língua portuguesa em Timor- Leste certamente já se depararam com uma série de particularidades e especificidades, que tornam sua prática de trabalho única no ... -
Falantes de português uruguaio aprendendo português brasileiro: análise de necessidades de agentes penitenciários uruguaios
(2015-02-26)A Abordagem Instrumental de ensino de línguas é a base teórica utilizada pelo Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (CEPESLI) na elaboração e execução dos cursos relacionados aos projetos do ... -
Português instrumental no ensino técnico profissionalizante: desafios na formação de professores
(2015-12-15)O desenvolvimento de estudos acerca da abordagem instrumental da língua, a qual completa mais de 30 anos no Brasil, faz-se relevante não só para repensar, de modo geral, o trabalho realizado na área de formação de professores ... -
A motivação na aula de língua instrumental: crenças de alunos
(2013-02-27)O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a modificação do Ensino Instrumental nas crenças de alunos sobre ensino/aprendizagem de línguas e os reflexos dessa modificação na motivação para aprender um novo idioma. Os ... -
A cultura no ensino de língua espanhola: crenças de três professoras e seus alunos
(2014-03-11)As crenças relacionadas ao processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras se constituem a partir de experiências dos alunos e professores participantes. Tais crenças refletem as posições pessoais frente ... -
Conversações espontâneas em ELE: a roda de conversa na perspectiva da análise da conversação e das crenças dos seus participantes
(2019-03-07)Interações orais em língua estrangeira (LE) na sala de aula são essenciais para a aquisição da língua em estudo. A interação oral na língua estrangeira é um dos principais elementos no processo de ensino e aprendizagem, ... -
Duas professoras de espanhol língua estrangeira (ele) e suas (des)crenças sobre o livro didático
(2016-02-26)Ao planejar as aulas e elaborar o material didático, o professor de Língua Estrangeira deve ter em perspectiva determinados fatores, como análise das necessidades dos alunos, interação, uso de materiais autênticos, autonomia ...