Navegação por orientadores "Martins, João Carlos Gilli"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Políticas públicas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul no ínicio XXI: o ensino de matemática
(2016-10-27)O presente trabalho investiga as reformas curriculares Lições do Rio Grande e Ensino Médio Politécnico, elaboradas e implementadas, respectivamente, nos governos de Yeda Crusius e Tarso Genro, no Estado Rio Grande do ... -
Investigação sobre o trabalho de professores de matemática da rede pública estadual de Santa Maria (RS) que possuem alunos incluídos em suas salas de aula
(2017-01-20)O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserido á linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem ... -
Perspectivas teóricas e funções pedagógicas da história da matemática na série história da matemática para o ensino
(2017-09-25)Este trabalho faz parte de uma região de inquérito intitulada História na Educação Matemática, que toma como objeto de pesquisa os diferentes tipos de participação da História nos diversos níveis de ensino e, por esse ... -
A matemática no contexto do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio
(2016-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o Caderno de Matemática do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), para compreender como a Matemática foi apresentada e verificar se ele contempla mudanças ... -
Descrição e análise do livro didático de matemática Rechenbuch für Deutiche Schulen in Brasilien, adotado em escolas teuto-brasileiras, na região de Lajeado - RS
(2013-02-14)A região de Lajeado, no Rio Grande do Sul, foi essencialmente colonizada por imigrantes alemães. Os colonizadores que chegaram a partir da segunda década de 1800, em Lajeado, foram os responsáveis pela implementação das ... -
Uma análise de conteúdos de Matemática em livros didáticos utilizados na preparação para o exame de admissão ao ginásio
(2012-01-03)O presente trabalho refere-se à pesquisa realizada através de uma análise sócio-histórica dos conteúdos de matemática obrigatórios para a realização dos exames de admissão ao ginásio, no Brasil. Como material de pesquisa ... -
Sobre as concepções acerca da etnomatemática na perspectiva teórica de Sebastiani, Borba e D’Ambrosio
(2007-02-26)Percebe-se que na Educação Matemática há uma tendência de se aprofundar estudos acerca de questões que envolvem as diversas matemáticas provenientes dos grupos étnicos (socioculturais) que existem no mundo, para uma ... -
Sobre as ações do PIBID/matemática na constituição de saberes docentes de ex-bolsistas desse programa na Universidade Federal de Santa Maria
(2015-08-25)Este trabalho teve por objetivo analisar, com base nas entrevistas com três ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da UFSM hoje professores da Educação ... -
História da matemática em atividades didáticas: uma proposta de trabalho para o sexto ano do ensino fundamental
(2011-01-14)O objetivo deste trabalho é mostrar através da elaboração de atividades didáticas utilizando a História da Matemática, as possibilidades reais de se utilizar a mesma como estratégia de ensino e aprendizagem da Matemática ... -
Sobre a utilização da história da matemática em atividades didáticas para o nono ano do ensino fundamental
(2012-01-04)Esta monografia apresenta um estudo sobre a abordagem da História da Matemática em atividades didáticas feita por Miguel (1993). Além disso, apresenta uma análise de três livros didáticos de Matemática, para turmas de ... -
Uma análise do tratamento dado à trigonometria em livros didáticos do ensino médio publicados no Brasil em diferentes décadas do século XX
(2015-11-30)O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a abordagem da trigonometria em alguns livros didáticos utilizados em nível de Ensino Médio no Brasil, publicados em diferentes momentos históricos desde o início do século ...