Sobre as concepções acerca da etnomatemática na perspectiva teórica de Sebastiani, Borba e D’Ambrosio
Resumo
Percebe-se que na Educação Matemática há uma tendência de se aprofundar estudos acerca de
questões que envolvem as diversas matemáticas provenientes dos grupos étnicos
(socioculturais) que existem no mundo, para uma reflexão mais aguda a respeito da
matemática acadêmica desenvolvida no ambiente escolar. Com isso, esse trabalho apresenta
um estudo a respeito das concepções desenvolvidas por alguns matemáticos, dando-se ênfase
aos pesquisadores Eduardo Sebastiani Ferreira, Marcelo de Carvalho Borba e Ubiratan
D’Ambrosio, acerca da Etnomatemática, bem como relaciona as semelhanças e as diferenças
entre as concepções desses autores. Todas as concepções que envolvem esse termo são
explanadas com o intuito de proporcionar um melhor entendimento e um maior
esclarecimento sobre a etnomatemática, que para muitos professores e educadores é uma
novidade.
Coleções
- Matemática [7]
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