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dc.contributor.advisorMartins, João Carlos Gilli
dc.creatorOliveira, Luciano de
dc.date.accessioned2018-05-14T15:03:09Z
dc.date.available2018-05-14T15:03:09Z
dc.date.issued2007-02-26
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13182
dc.descriptionMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Matemática, RS, 2007.por
dc.description.abstractVerificase que en la Educación Matemáticas hay una tendencia de ahondar estudios acerca de cuestiones que involucran las diversas matemáticas provenientes de los grupos étnicos (socioculturales) que existen en el mundo, para una reflexión más aguda a respecto de las matemáticas académicas desarrolladas en el ambiente escolar. Con eso, ese trabajo presenta un estudio a respecto de las concepciones desarrolladas por algunos matemáticos, dándose énfasis a los pesquisidores Eduardo Sebastiani Ferreira, Marcelo de Carvalho Borba y Ubiratan D’Ambrosio, acerca de las Etnomatemáticas, bien como relaciona las semejanzas y las diferencias entre las concepciones de eses autores. Todas las concepciones que involucran esa palabra son explanadas con el intuito de proporcionar un mejor entendimiento y un mayor esclarecimiento sobre las etnomatemáticas, que para muchos profesores y educadores es una novedad.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectSocioculturalpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEtniapor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectEducación matemáticasspa
dc.subjectEtnomatemáticasspa
dc.subjectSociedadspa
dc.titleSobre as concepções acerca da etnomatemática na perspectiva teórica de Sebastiani, Borba e D’Ambrosiopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMatemáticapor
dc.description.resumoPercebe-se que na Educação Matemática há uma tendência de se aprofundar estudos acerca de questões que envolvem as diversas matemáticas provenientes dos grupos étnicos (socioculturais) que existem no mundo, para uma reflexão mais aguda a respeito da matemática acadêmica desenvolvida no ambiente escolar. Com isso, esse trabalho apresenta um estudo a respeito das concepções desenvolvidas por alguns matemáticos, dando-se ênfase aos pesquisadores Eduardo Sebastiani Ferreira, Marcelo de Carvalho Borba e Ubiratan D’Ambrosio, acerca da Etnomatemática, bem como relaciona as semelhanças e as diferenças entre as concepções desses autores. Todas as concepções que envolvem esse termo são explanadas com o intuito de proporcionar um melhor entendimento e um maior esclarecimento sobre a etnomatemática, que para muitos professores e educadores é uma novidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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  • Matemática [7]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Matemática

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