dc.contributor.advisor | Martins, João Carlos Gilli | |
dc.creator | Oliveira, Luciano de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T15:03:09Z | |
dc.date.available | 2018-05-14T15:03:09Z | |
dc.date.issued | 2007-02-26 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13182 | |
dc.description | Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Matemática, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | Verificase que en la Educación Matemáticas hay una tendencia de ahondar estudios acerca de
cuestiones que involucran las diversas matemáticas provenientes de los grupos étnicos
(socioculturales) que existen en el mundo, para una reflexión más aguda a respecto de las
matemáticas académicas desarrolladas en el ambiente escolar. Con eso, ese trabajo presenta
un estudio a respecto de las concepciones desarrolladas por algunos matemáticos, dándose
énfasis a los pesquisidores Eduardo Sebastiani Ferreira, Marcelo de Carvalho Borba y
Ubiratan D’Ambrosio, acerca de las Etnomatemáticas, bien como relaciona las semejanzas y
las diferencias entre las concepciones de eses autores. Todas las concepciones que involucran
esa palabra son explanadas con el intuito de proporcionar un mejor entendimiento y un mayor
esclarecimiento sobre las etnomatemáticas, que para muchos profesores y educadores es una
novedad. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Etnomatemática | por |
dc.subject | Sociocultural | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Etnia | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Educación matemáticas | spa |
dc.subject | Etnomatemáticas | spa |
dc.subject | Sociedad | spa |
dc.title | Sobre as concepções acerca da etnomatemática na perspectiva teórica de Sebastiani, Borba e D’Ambrosio | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Matemática | por |
dc.description.resumo | Percebe-se que na Educação Matemática há uma tendência de se aprofundar estudos acerca de
questões que envolvem as diversas matemáticas provenientes dos grupos étnicos
(socioculturais) que existem no mundo, para uma reflexão mais aguda a respeito da
matemática acadêmica desenvolvida no ambiente escolar. Com isso, esse trabalho apresenta
um estudo a respeito das concepções desenvolvidas por alguns matemáticos, dando-se ênfase
aos pesquisadores Eduardo Sebastiani Ferreira, Marcelo de Carvalho Borba e Ubiratan
D’Ambrosio, acerca da Etnomatemática, bem como relaciona as semelhanças e as diferenças
entre as concepções desses autores. Todas as concepções que envolvem esse termo são
explanadas com o intuito de proporcionar um melhor entendimento e um maior
esclarecimento sobre a etnomatemática, que para muitos professores e educadores é uma
novidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |