xmlui.ArtifactBrowser.ConfigurableBrowse.title.metadata.advisor
Now showing items 1-20 of 51
-
Ludicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbrido
(2022-08-18)Esse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda a temática da Alfabetização ... -
Percepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)O tema das altas habilidades/superdotação perpassa os espaços de ensino de maneira significativa, tanto na identificação do público-alvo como também no trabalho e estímulo à diversidade de habilidades que um indivíduo pode ... -
Relações interpessoais e a perspectiva da educação inclusiva
(2023-07-12)A presente pesquisa de Mestrado foi desenvolvida no âmbito do Programa de PósGraduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserida na linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”. ... -
Intervenção psicopedagógica na educação superior: acessibilidade aos estudantes com deficiência
(2015-07-03)Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se tecem as relações de ensino e aprendizagem dos sujeitos com deficiência no contexto da Educação Superior, buscando identificar estratégias psicopedagógicas e os meios de ... -
As percepções dos tradutores intérpretes de libras face as suas atribuições profissionais no ensino superior
(2021-07-28)Este estudo está vinculado a Linha de Pesquisa da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Teve como objetivo identificar as percepções dos Tradutores Intérpretes de Libras (TILSP) com relação ao exercício ... -
Atendimento educacional especializado: ação da equipe interdisciplinar na educação superior
(2017-12-05)A pesquisa teve como objetivo conhecer a compreensão dos profissionais de uma equipe interdisciplinar sobre o Atendimento Educacional Especializado-AEE na Educação Superior, por meio de um estudo de abordagem qualitativa. ... -
Processo de implantação da educação inclusiva no sistema Colégio Militar do Brasil: a influência dos elementos da cultura militar
(2021-12-17)A política educacional brasileira tem dado cada vez mais destaque ao aspecto da inclusão nos últimos anos. Esse movimento segue tendências internacionais e está alinhado com as normativas que regem a educação no país. O ... -
Práticas psicopedagógicas com o estudante da educação superior: desafios do aprender
(2016-06-24)A presente dissertação é oriunda de uma pesquisa que teve como objetivo geral conhecer o impacto e as contribuições da intervenção de uma Equipe Psicopedagógica Interdisciplinar na Universidade Federal de Santa Maria. Visou ... -
A deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagem
(2015-07-08)Estudar a inclusão de pessoas com deficiência, incita a reflexão sobre a saúde, haja vista que as condições de saúde, podem influenciar o desempenho da aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi: conhecer, como ocorre o ... -
Concepções docentes sobre saúde e deficiência sob o prisma da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano
(2019-03-19)As políticas de educação no Brasil, nos diferentes níveis de ensino, desenvolvem-se numa perspectiva inclusiva, que exige conhecimento e respeito à diversidade. Para que tais políticas se efetivem e contribuam para a ... -
Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo
(2010)Essa pesquisa teve por objetivo conhecer as várias faces das deficiências bem como suas restrições e capacidade de se capacitar para compreender e se integrar com todos os seres humanos de forma a evitar rotulações e ... -
Reestruturação da educação superior e ações direcionadas à permanência e diplomação do estudante com necessidades educacionais especiais
(2018-06-04)A Educação Superior vem ganhando espaço nas discussões e pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. O número de matrículas tem crescido consideravelmente, principalmente, após a implementação do REUNI em 2007. Apesar da ... -
Mediação colaborativa: o diálogo entre o profissional da psicologia e o educador especial
(2022-11-22)Este trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Linha de pesquisa 3 (LP3) - Educação Especial, Inclusão e Diferença. Tem por objetivo compreender ... -
Apoio psicopedagógico na educação superior: uma proposta de autogestão da aprendizagem
(2023-10-30)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da Educação ... -
Visão dos profissionais da educação física em relação ao processo de inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino fundamental da cidade de Teófilo Otoni/MG
(2010)Esse trabalho teve por objetivo discutir a visão dos profissionais de Educação Física, em relação ao processo de inclusão escolar das crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino. Por meio de um estudo ... -
Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na educação superior
(2018-07-02)Este estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa ... -
Estilos de aprendizagem de estudantes surdos na educação superior
(2021-02-09)Este estudo, vinculado ao Curso de Gestão Educacional, do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, aborda a temática “Estilos de Aprendizagem de estudantes surdos na Educação Superior”. O qual teve como objetivo ... -
Ingresso no curso de educação especial: aspectos motivadores ao processo de escolha profissional
(2021-10-12)Essa dissertação, constituinte do Curso de Mestrado em Educação, na Linha de pesquisa Educação, Inclusão e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve como objetivo ... -
“A gente só quer ser estranho como todo mundo”: impacto das estratégias de apoio psicopedagógico sobre a trajetória acadêmica de estudantes no ensino superior
(2024-03-08)Este estudo trata da inclusão no Ensino Superior, e busca responder ao seguinte problema: como as estratégias de apoio psicopedagógico repercutem no desempenho e permanência dos estudantes no Ensino Superior? O objetivo ... -
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
(2018-07-03)O objetivo geral deste estudo, foi o de analisar se o acompanhamento psicológico auxilia o estudante contribuindo para o seu desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa descritiva, ...