Ludicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbrido
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Data
2022-08-18Primeiro membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Segundo membro da banca
Souza, Carmen Rosane Segatto e
Metadata
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Esse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de
Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda
a temática da Alfabetização e Ludicidade no Contexto do ensino híbrido. Trouxe como objetivo geral
compreender as contribuições das metodologias ativas, da ludicidade e do uso das tecnologias, na
modalidade do ensino híbrido, para o sucesso da alfabetização nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. E por objetivos específicos priorizou: Descrição de conceitos e métodos de alfabetização;
reconhecimento de representações significativas e a importância das metodologias ativas no processo
ensino e aprendizagem; análise das implicações das experiências vivenciadas com as metodologias
ativas no processo de alfabetização nos anos iniciais, no contexto do ensino híbrido, propondo uma
estratégia metodológica de alfabetização lúdica, mediada por metodologias ativas e tecnologias, que
potencializem o sucesso da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está fundamentado
numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, que buscou inferências a partir do
cruzamento dos dados de duas turmas de alfabetização, com vistas a uma percepção de diferentes
abordagens metodológicas utilizadas pela professora alfabetizadora, sendo realizada em uma escola
da rede municipal de ensino de Santa Maria, com os sujeitos do 2º ano do ensino fundamental,
utilizando-se de instrumentos de entrevistas semiestruturadas e observação livre dos participantes. O
referencial teórico está organizado com base em autores que vêm a fundamentar métodos de
alfabetização; políticas públicas para a alfabetização; conhecimentos em ambientes virtuais de
aprendizagem; delimitação de procedimentos e considerações para uma prática alfabetizadora que
pudesse vir a ser bem sucedida. O produto técnico/educacional se construiu a partir de uma proposta
metodológica para a alfabetização no ensino híbrido, buscando pressupostos para a alfabetização
através da ludicidade e tecnologia, partindo do princípio de que suas contribuições puderam ser
utilizadas no contexto das metodologias ativas em alfabetização. O propósito do estudo buscou
apresentar uma proposta inovadora para o contexto ensino-aprendizagem em alfabetização no ensino
híbrido.
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