Mostrar registro simples

dc.creatorAlves, Sara Poltosi
dc.date.accessioned2022-11-09T13:53:12Z
dc.date.available2022-11-09T13:53:12Z
dc.date.issued2022-08-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26813
dc.description.abstractThis research, linked to the PG Course in Public Policies and Educational Management, of the Professional Master's Program, of the Pedagogical Management and Educational Contexts Research Line (LP2), addresses the theme of Literacy and Playfulness in the Context of hybrid teaching. Its general objective was to understand the contributions of active methodologies, of playfulness and the use of technologies, in the hybrid teaching modality, for the success of literacy in the early years of elementary school. For specific objectives prioritized: Description of literacy concepts and methods; recognition of significant representations and the importance of active methodologies in the teaching and learning process; analysis of the implications of lived experiences with active methodologies in the literacy process in the early years, in the context of hybrid education, proposing a methodological strategy of playful literacy. It mediated by active methodologies and technologies that enhance the success of literacy in the early years of Elementary School. It based on a qualitative approach research, of the descriptive type, which sought inferences from the crossing of data from two literacy classes, with a view to a perception of different methodological approaches used by literacy teacher, it is being carried out in a school of the municipal education network of Santa Maria. With the subjects of the 2nd year of elementary school, using instruments of semi-structured interviews and free observation of the participants. The theoretical Reference is organized on the basis on the authors who come to support literacy methods; public policies for literacy; knowledge in virtual learning environments; delimitation of procedures and considerations for a literacy practice that could be successful. The technical/educational product was built from a methodological proposal for literacy in hybrid teaching, seeking assumptions for literacy through playfulness and technology, assuming that their contributions could be used in the context of active methodologies in literacy. The purpose of the study sought to present an innovative proposal for the teaching-learning context in literacy in hybrid teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.subjectHybrid teachingeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.titleLudicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbridopor
dc.title.alternativePlayfulness and technologies in literacy: a methodology for hybrid teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda a temática da Alfabetização e Ludicidade no Contexto do ensino híbrido. Trouxe como objetivo geral compreender as contribuições das metodologias ativas, da ludicidade e do uso das tecnologias, na modalidade do ensino híbrido, para o sucesso da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. E por objetivos específicos priorizou: Descrição de conceitos e métodos de alfabetização; reconhecimento de representações significativas e a importância das metodologias ativas no processo ensino e aprendizagem; análise das implicações das experiências vivenciadas com as metodologias ativas no processo de alfabetização nos anos iniciais, no contexto do ensino híbrido, propondo uma estratégia metodológica de alfabetização lúdica, mediada por metodologias ativas e tecnologias, que potencializem o sucesso da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está fundamentado numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, que buscou inferências a partir do cruzamento dos dados de duas turmas de alfabetização, com vistas a uma percepção de diferentes abordagens metodológicas utilizadas pela professora alfabetizadora, sendo realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Santa Maria, com os sujeitos do 2º ano do ensino fundamental, utilizando-se de instrumentos de entrevistas semiestruturadas e observação livre dos participantes. O referencial teórico está organizado com base em autores que vêm a fundamentar métodos de alfabetização; políticas públicas para a alfabetização; conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem; delimitação de procedimentos e considerações para uma prática alfabetizadora que pudesse vir a ser bem sucedida. O produto técnico/educacional se construiu a partir de uma proposta metodológica para a alfabetização no ensino híbrido, buscando pressupostos para a alfabetização através da ludicidade e tecnologia, partindo do princípio de que suas contribuições puderam ser utilizadas no contexto das metodologias ativas em alfabetização. O propósito do estudo buscou apresentar uma proposta inovadora para o contexto ensino-aprendizagem em alfabetização no ensino híbrido.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Dalla Corte, Marilene Gabriel
dc.contributor.referee2Souza, Carmen Rosane Segatto e
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2051420487799309por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International