dc.creator | Alves, Sara Poltosi | |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T13:53:12Z | |
dc.date.available | 2022-11-09T13:53:12Z | |
dc.date.issued | 2022-08-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26813 | |
dc.description.abstract | This research, linked to the PG Course in Public Policies and Educational Management, of the
Professional Master's Program, of the Pedagogical Management and Educational Contexts Research
Line (LP2), addresses the theme of Literacy and Playfulness in the Context of hybrid teaching. Its
general objective was to understand the contributions of active methodologies, of playfulness and the
use of technologies, in the hybrid teaching modality, for the success of literacy in the early years of
elementary school. For specific objectives prioritized: Description of literacy concepts and methods;
recognition of significant representations and the importance of active methodologies in the teaching
and learning process; analysis of the implications of lived experiences with active methodologies in the
literacy process in the early years, in the context of hybrid education, proposing a methodological
strategy of playful literacy. It mediated by active methodologies and technologies that enhance the
success of literacy in the early years of Elementary School. It based on a qualitative approach research,
of the descriptive type, which sought inferences from the crossing of data from two literacy classes, with
a view to a perception of different methodological approaches used by literacy teacher, it is being carried
out in a school of the municipal education network of Santa Maria. With the subjects of the 2nd year of
elementary school, using instruments of semi-structured interviews and free observation of the
participants. The theoretical Reference is organized on the basis on the authors who come to support
literacy methods; public policies for literacy; knowledge in virtual learning environments; delimitation of
procedures and considerations for a literacy practice that could be successful. The technical/educational
product was built from a methodological proposal for literacy in hybrid teaching, seeking assumptions
for literacy through playfulness and technology, assuming that their contributions could be used in the
context of active methodologies in literacy. The purpose of the study sought to present an innovative
proposal for the teaching-learning context in literacy in hybrid teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Ensino híbrido | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Playfulness | eng |
dc.subject | Hybrid teaching | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.title | Ludicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbrido | por |
dc.title.alternative | Playfulness and technologies in literacy: a methodology for hybrid teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de
Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda
a temática da Alfabetização e Ludicidade no Contexto do ensino híbrido. Trouxe como objetivo geral
compreender as contribuições das metodologias ativas, da ludicidade e do uso das tecnologias, na
modalidade do ensino híbrido, para o sucesso da alfabetização nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. E por objetivos específicos priorizou: Descrição de conceitos e métodos de alfabetização;
reconhecimento de representações significativas e a importância das metodologias ativas no processo
ensino e aprendizagem; análise das implicações das experiências vivenciadas com as metodologias
ativas no processo de alfabetização nos anos iniciais, no contexto do ensino híbrido, propondo uma
estratégia metodológica de alfabetização lúdica, mediada por metodologias ativas e tecnologias, que
potencializem o sucesso da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está fundamentado
numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, que buscou inferências a partir do
cruzamento dos dados de duas turmas de alfabetização, com vistas a uma percepção de diferentes
abordagens metodológicas utilizadas pela professora alfabetizadora, sendo realizada em uma escola
da rede municipal de ensino de Santa Maria, com os sujeitos do 2º ano do ensino fundamental,
utilizando-se de instrumentos de entrevistas semiestruturadas e observação livre dos participantes. O
referencial teórico está organizado com base em autores que vêm a fundamentar métodos de
alfabetização; políticas públicas para a alfabetização; conhecimentos em ambientes virtuais de
aprendizagem; delimitação de procedimentos e considerações para uma prática alfabetizadora que
pudesse vir a ser bem sucedida. O produto técnico/educacional se construiu a partir de uma proposta
metodológica para a alfabetização no ensino híbrido, buscando pressupostos para a alfabetização
através da ludicidade e tecnologia, partindo do princípio de que suas contribuições puderam ser
utilizadas no contexto das metodologias ativas em alfabetização. O propósito do estudo buscou
apresentar uma proposta inovadora para o contexto ensino-aprendizagem em alfabetização no ensino
híbrido. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6934897603622261 | por |
dc.contributor.referee1 | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carmen Rosane Segatto e | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2051420487799309 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |