Browsing Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional by Issue Date
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Diálogos auto(trans)formativos com professores do ensino médio noturno: uma proposta para uma nova práxis educativas em uma escola estadual de ensino médio
(2017-01-10)Nesta Dissertação de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvido na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação/UFSM, constituímos o estudo do processo ... -
Profissional de apoio: práticas colaborativas com ênfase inclusiva no espaço escolar
(2017-06-01)Pesquisa vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos. ... -
Possibilidades para a organização do trabalho escolar na perspectiva de uma proposta de educação integral
(2017-06-27)Esta pesquisa teve como temática norteadora a educação integral e a organização do trabalho escolar, tendo como foco as formas de organização do trabalho escolar para a implementação de uma proposta de educação integral. ... -
Organização do trabalho escolar e o mal-estar dos professores: o desafio de integrar pessoas
(2017-06-30)A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
Legitimidade do espaço psicopedagógico no atendimento educacional especializado
(2017-07-05)A presente dissertação vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Gestão Pedagógica em Contextos ... -
Possibilidades de acompanhamento pedagógico de professores iniciantes frente aos desafios do trabalho em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia
(2017-07-11)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, no período de 2015 a 2017, tem como foco o acompanhamento ... -
Prova Brasil de Língua Portuguesa: desdobramentos e possíveis impactos nas práticas docentes
(2017-08-16)Este trabalho trata de como os desdobramentos das políticas de avaliação externa podem movimentar possíveis reformulações nos planos de estudos das escolas da rede municipal de ensino de São Pedro do Sul. O problema da ... -
A política pública de progressão continuada no ciclo de alfabetização: estudo em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria/RS
(2017-08-21)Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de alfabetização dos alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, localizada no município de Santa Maria/RS, ... -
Os conselhos escolares na efetivação da gestão democrática: alguns limites e possibilidades
(2017-08-21)Esta dissertação de mestrado vem contribuir para a efetivação da Gestão democrática através do fortalecimento dos Conselhos Escolares, trazendo alguns limites e possibilidades encontrados neste tema. Tem como problema de ... -
Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana
(2017-08-21)O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as ... -
Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
(2017-08-22)Na última década efetivou-se no Brasil um conjunto de políticas públicas de ampliação do acesso ao Ensino Superior que culminaram com o aumento significativo de vagas em instituições públicas e privadas atingindo um público ... -
Gestão pedagógica na educação infantil de tempo integral: desafios e possibilidades de planejamento compartilhado
(2017-08-22)Esta dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP1) – Políticas e gestão da Educação Básica do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, e tem por ... -
Uma pedagogia das possibilidades: gestão colaborativa, práticas educativas e organização curricular
(2017-08-24)Esta pesquisa teve como principal objetivo compreender os limites e as possibilidades referentes à gestão colaborativa na Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, localizada no município de Jóia/RS, com vistas à ... -
Proposta de gestão orçamentária compartilhada a partir dos resultados efetivos da avaliação externa: um estudo de caso no CE – UFSM
(2017-08-24)Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no contexto da Linha de pesquisa “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos/LP2”, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de ... -
Gestão da permanência de acadêmicas em cursos de formação docente: uma questão de gênero
(2017-08-24)As licenciaturas noturnas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são cursos de formação docente instituídos com os objetivos de ampliar o ingresso ao ensino superior, bem como de garantir sua ... -
Conselho Municipal de Educação em contexto de sistema municipal de ensino: gestão e proposições na/para a educação infantil - RS
(2017-08-25)Esta dissertação de mestrado profissional se refere a atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) no Sistema Municipal de Ensino (SME) de Santa Maria-RS, mais especificamente ao credenciamento e autorização de funcionamento ... -
Formação continuada de professores e movimentos da docência: espaço escolar em auto(trans)formação
(2017-08-25)Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
Construção colaborativa de pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017-08-29)Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, e propôs um estudo acerca da avaliação da ... -
Os desafios para a integração curricular no ensino médio em uma escola pública de educação básica
(2017-08-30)Esta pesquisa buscou melhorar a compreensão de alguns aspectos das políticas de reestruturação curricular do Ensino Médio, consideradas aqui como temática geral. A investigação foi desenvolvida no contexto de uma escola ... -
Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada
(2017-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha de pesquisa Gestão Pedagógicas e Contextos Educativos. Como tema tem as práticas de produção do professor ...