Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Nível Profissionalizante
Recent Submissions
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A contação de histórias como possibilidade auto(trans)formativa com professoras
(2023-05-29)Esta pesquisa do Mestrado Profissional está inserida na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
O desenho universal para a aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
(2023-03-30)O presente estudo foi realizado no Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa 2 - Gestão das Práticas Pedagógicas e vincula-se às pesquisas produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Necessidades educacionais básicas da alfabetização em Braille
(2021-04-09)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da deficiência ... -
Resgate de experiências em uma escola de ensino médio para conhecimento acerca dos desafios na (re)construção de um currículo integrador
(2023-02-10)Esta pesquisa é uma abordagem sobre a temática currículo com foco na possibilidade de implementação de uma proposta curricular integradora. O contexto é de escola estadual de Ensino Médio no período de 2020 a 2022, durante ... -
Tecnologias educacionais na educação superior: um olhar formativo a partir do ensino remoto em uma instituição privada
(2023-03-16)Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao INTERFACES - Grupo de Estudos em Educação, ... -
Parâmetros para a qualificação da formação permanente de professores que atuam na educação infantil
(2023-02-03)Esta dissertação integra o escopo de produções decorrentes do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da ... -
A visibilidade das infâncias na escola: agenda de acolhimento em contextos de vulnerabilidade social
(2023-02-08)Este estudo dissertativo vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, a Linha de Pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Aborda a ... -
Desafios enfrentados pelos técnicos administrativos do ensino superior no trabalho remoto emergencial e possíveis contribuições para o pós-pandemia
(2023-03-10)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, por meio de ações desenvolvidas pelo grupo de estudos e pesquisa DOCEFORM, que é um conjunto de estudantes ... -
A gestão escolar e o desenvolvimento de competências socioemocionais a partir das narrativas docentes
(2023-02-17)Esta pesquisa desenvolveu-se no curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, ... -
Auxílio à aquisição de material pedagógico implicado à permanência e desenvolvimento de estudantes na educação superior
(2023-01-12)Este trabalho científico integra os estudos da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional ... -
Caminhos para pensar a infância no contexto de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Santa Maria/RS
(2023-02-15)Esta pesquisa, foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional no Mestrado Profissional, o estudo está voltado para os contextos escolares e as práticas desenvolvidas, relacionando ... -
Jajapo javy tape nhembo’ea: rabiscos de uma proposta curricular intercultural com o povo Guarani
(2023-01-26)Esta dissertação, do curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da UFSM, aborda as temáticas de currículo e Educação Escolar Indígena no RS. Tem por ... -
Aprendizagem docente em contextos emergentes: professores iniciantes no Centro de Ciências da Saúde
(2023-02-09)Este estudo dissertativo vincula-se a linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Mestrado profissional da Universidade Federal de Santa ... -
Formação continuada de professores: a construção do conhecimento compartilhado em uma escola de São João do Polêsine, RS
(2023-02-17)Esta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Sua ... -
Parceria público-privada na educação infantil: o atendimento à demanda de vagas no município de Santa Maria/RS
(2023-01-23)Esta dissertação intitulada “PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ATENDIMENTO À DEMANDA DE VAGAS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS”, foi desenvolvido na Linha de Pesquisa I - Políticas e Gestão da Educação Básica ... -
Práticas colaborativas e escola inclusiva: uma experiência de outros tempos e espaços escolares
(2023-02-02)A escola inclusiva encontra nas práticas colaborativas uma possibilidade de reinvenção. Como objeto/tema de pesquisa, esta dissertação toma os processos de formação e a constituição de práticas colaborativas na perspectiva ... -
O que pode o gênero no cinema? Efeitos deformativos no currículo escolar
(2023-01-25)Esta pesquisa rabisca, deforma e acena para as insurgências do corpo diante de alternativas compostas pela tríade gênero, cinema e Deformação que tecem junto a esta escrita a seguinte problemática: quais os modos de pensar ... -
Interfaces da avaliação externa no currículo escolar: percepções de professores de uma escola da rede municipal
(2022-10-20)A presente dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação, da Linha de Pesquisa de Políticas Públicas, aborda a temática da avaliação externa no ... -
Saberes docentes de professores alfabetizadores: domínios para autoavaliação docente
(2023-01-27)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e contextos educativos, a partir do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Práticas ... -
Formação continuada de professores (as) da educação infantil da rede municipal de ensino de Alegrete/RS: perspectivas da qualidade das práticas pedagógicas
(2022-12-14)Neste projeto, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), ...