Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Nível Profissionalizante
Recent Submissions
-
Docência na educação infantil durante a pandemia da Covid-19: investigação-formação em ambiências bioecológicas
(2022-11-28)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas ... -
Prova Brasil de Língua Portuguesa: desdobramentos e possíveis impactos nas práticas docentes
(2017-08-16)Este trabalho trata de como os desdobramentos das políticas de avaliação externa podem movimentar possíveis reformulações nos planos de estudos das escolas da rede municipal de ensino de São Pedro do Sul. O problema da ... -
Políticas curriculares para educação do campo: um olhar sobre a rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul
(2022-12-13)Esta dissertação, da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica – LP1, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
A política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva: artefato digital como possibilidade de desenvolvimento da identidade e da cultura da pessoa surda gaúcha
(2022-11-09)As Políticas Públicas voltadas a Educação Inclusiva representam um avanço civilizatório quando o assunto é garantia de direitos e cidadania das pessoas com deficiência. O presente estudo tem como tema central as Políticas ... -
Assistência estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSM
(2022-12-12)Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), debate a assistência estudantil, especificamente a ... -
O professor de língua inglesa na educação infantil: narrativas de formação e re(significação)
(2022-12-15)Esse projeto de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) – Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa “Gestão ... -
Desafios à permanência e agendas de acolhimento no mestrado profissional: um estudo com trabalhadores pesquisadores
(2022-02-09)Esta pesquisa tem como foco os desafios e as vulnerabilidades enfrentadas pelos estudantes do mestrado profissional no percurso de sua formação no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. ... -
De pedagogo para pedagogo: diálogos a respeito da criança com altas habilidades/ superdotação
(2022-10-14)Ao se pesquisar sobre as pessoas com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a literatura apresenta escritas sobre seu processo de identificação, os mitos que os rodeiam, e a falta de conhecimento dos professores ... -
Adolescentes com altas habilidades/superdotação do tipo produtivo-criativo: diálogos entre o autoconceito e a trajetória escolar
(2022-10-10)Ao pesquisar a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) do tipo produtivo-criativo, depara-se com um número crescente de estudos, assim como quando observa-se os dados do Censo, onde há um número crescente de ... -
Políticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inédita
(2022-10-31)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática: políticas ... -
Ambiências bioecológicas sustentáveis na práxis pedagógica (auto)formativa do professor do CEI casa da criança
(2022-10-26)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 2, Gestão Pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Programa de PósGraduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
Perspectivas de democratização da gestão educacional e escolar em Quevedos/RS
(2022-03-04)This work is part of a master's research, linked to the MPS (Master of Professional Studies) in Public Policy and Educational Management at the Universidade Federal de Santa Maria (Federal University of Santa Maria in ... -
Gestão administrativa de secretarias integradas de cursos de graduação na UFSM: uma perspectiva de modernização e inovação
(2022-03-11)Esta dissertação de mestrado profissional está vinculada a linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1), do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de ... -
Ludicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbrido
(2022-08-18)Esse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda a temática da Alfabetização ... -
Espaços de (auto)formação no contexto escolar inclusivo
(2022-08-19)Esta pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, teve como objetivo conhecer como podem ocorrer processos ... -
Avaliação e impacto social de cursos na pós-graduação: perspectivas de egressos dos mestrados profissionais da UNIPAMPA – campus Bagé
(2022-01-31)Esse estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dentro da Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e Gestão ... -
Construção e implementação de uma proposta colaborativa de integração curricular na educação básica: possibilidades e limites para a inovação da gestão da aula
(2022-08-04)A presente dissertação está vinculada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa (LP2) Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação da Universidade Federal ... -
Educação alimentar nutricional da escola
(2019-05-31)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, na temática: Educação, saúde, acessibilidade e inclusão. Aborda a ... -
A linguagem teatral no AEE como prática de inovação interdisciplinar: narrativas de experiências de uma professora junto com alunos do ensino fundamental
(2020-10-09)Este estudo, que apresenta um trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com o método autobiográfico, pautado pela narrativa, aborda a temática da relação entre o Teatro e a Educação Inclusiva nos Atendimentos ... -
Desafios para a efetivação democrática do Plano Municipal de Educação no município de Toropi/RS: possíveis (re)construções nas relações teoria-prática
(2020-10-27)Esta pesquisa do Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ...