Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional
Coleção de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Nível Profissionalizante
Recent Submissions
-
Da formação continuada às práticas pedagógicas: contribuições trazidas pelo curso de serviço de atendimento educacional especializado – altas habilidades/superdotação para professores da rede pública nacional
(2024-12-20)A formação continuada de professores promove aos profissionais a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para o aperfeiçoamento de saberes e práticas docentes. Integra-se a esse contexto a formação continuada para ... -
Atuação da gestão escolar e o novo ensino médio - lei nº 13.415 de 2017: uma análise a partir do ciclo de políticas em uma escola estadual de Vera Cruz/RS
(2025-01-06)Esta pesquisa, do Curso de Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa 1 - Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, tem ... -
Gestão escolar como espaço de diálogo e proposição de ações coletivas na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi
(2025-01-20)Esta pesquisa emerge da necessidade e da vontade de construir um diálogo crítico reflexivo acerca da gestão escolar como espaço de diálogo e proposição de ações coletivas na escola estadual de Educação Básica Augusto ... -
Encontros formativos de um coletivo docente em uma escola pública de educação infantil
(2024-12-11)A pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na Linha de Pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de ... -
A implementação do Programa Educação Gaúcha conectada em uma escola estadual de Santa Maria/RS
(2024-12-12)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade ... -
Olhares de professoras sobre as relações étnico-raciais em suas trajetórias formativas
(2024-12-05)Esta pesquisa vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na LP2 - Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Também está inserido ... -
Gestão da formação em contexto: processos de criação da documentação pedagógica formativa
(2024-12-12)Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos ... -
Avaliação em larga escala nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Santa Maria/RS: a recomposição de aprendizagem pós pandemia
(2024-11-29)Esta pesquisa de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa 1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática da Avaliação em ... -
Políticas curriculares e inclusão digital: uma proposta de trilhas formativas para docentes
(2024-11-19)Este estudo está associado ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e ao Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade - INTERFACES/CNPq. Aborda a ... -
Gestão de conflitos no contexto de uma escola pública estadual do município de São Pedro do Sul (RS). Ambiências socioculturais para a paz
(2024-12-12)Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de ... -
Gestão escolar e educação especial: um programa de web rádio como intervenção pedagógica em escola de educação básica de Santa Maria
(2024-12-18)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pertence à linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos ... -
O documentar na educação infantil: uma revisão integrativa da literatura específica
(2024-03-19)A presente dissertação nasce de aproximações com o contexto docente atrelado aos interesses de qualificar as práticas pedagógicas e contribuir para o fortalecimento do grupo de professores. Diante disso, o estudo tem como ... -
Inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior: equidade nos processos avaliativos
(2024-09-26)A Constituição Federal de 1988 estabelece o direito à educação como um princípio universal e uma responsabilidade do Estado. Nesse contexto, a inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no ensino superior é um direito ... -
Gestão de ambiências bioecológicas (auto) formativas para o letramento racial: o que pensam e produzem os professores?
(2024-08-30)Esta dissertação de mestrado faz parte da linha de pesquisa LP2, intitulada Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de ... -
Políticas curriculares e saberes docentes: contribuições para reorganização da matriz curricular da educação física nos anos iniciais da educação do campo
(2024-08-29)Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional advém do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Ela aborda ... -
Coordenação pedagógica e educação continuada dos professores do ensino fundamental: realidade ou utopia em Cachoeira do Sul?
(2024-03-28)Este estudo, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 1 - Políticas e Gestão da Educação ... -
Vivências na pandemia: as reinvenções do trabalho e as interferências no bem-estar docente
(2024-03-29)Esta pesquisa foi desenvolvida nos anos de 2022 e 2023, no âmbito Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Organizacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa LP2 - Gestão ... -
Impacto da pandemia covid-19 na gestão escolar de uma escola pública municipal de educação básica de Santa Maria, RS
(2024-02-29)Esta dissertação vincula-se ao mestrado profissional do Programa de PósGraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e ... -
Processos de gestão de pessoas na rede municipal de ensino de Santa Maria/RS
(2023-12-27)Este trabalho de pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM, aborda a gestão de pessoas na área da Educação. Tem por objetivo geral compreender ... -
Gestão participativa na assistência estudantil: sobre a produção de uma política institucional da UFSM
(2024-03-08)Esta dissertação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, vincula-se a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1) e ao Grupo de Pesquisa Rizoma/CNPq, tendo ...