O programa GEIM – Grupo de Enriquecimento das Inteligências Múltiplas e o desenvolvimento de alunos com altas habilidades/superdotação
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-18Primeiro membro da banca
Rech, Andréia Jaqueline Devalle
Segundo membro da banca
Dal Forno, Letícia Fleig
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O atendimento ao sujeito com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD),
pode ser realizado para além do ambiente escolar, com vistas a suprir suas
necessidades educacionais. Tendo em vista um cenário em que as Leis Educacionais
produzem diretrizes de identificação, cadastramento e atendimento ao aluno com
AH/SD, buscou-se com este trabalho descrever um programa, que desenvolve
caminhos para concretizar o atendimento a esse sujeito. Nesse sentido, a pesquisa
objetivou investigar as repercussões do Programa GEIM – Grupo de Enriquecimento
das Inteligências Múltiplas para o desenvolvimento de alunos com AH/SD e seus
familiares. A pesquisa possui caráter qualitativo, exploratória, e o instrumento de
coleta de dados utilizado foi a entrevista. Participaram da pesquisa cinco alunos e
seus respectivos familiares, sendo as coletas realizadas de forma online. A análise de
conteúdo foi realizada a partir dos estudos de Bardin (2011), uma vez que visa
compreender o conteúdo que está implícito nas falas dos participantes. Com a
investigação evidenciou-se que os alunos e familiares que participam das ações do
projeto, sinalizam de forma positiva que o GEIM contribui para o desenvolvimento dos
alunos, e consequentemente, os familiares também são beneficiados pelas ações. A
partir disso, o produto de mestrado profissional desta pesquisa foi a construção de um
material informativo sobre o GEIM e as AH/SD com objetivo de divulgar sobre as
características das AH/SD para o possível reconhecimento deste sujeito, como
também dar visibilidade, a quem possa interessar, sobre as ações do projeto.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: