Um olhar para as infâncias de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria
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Data
2023-12-20Primeiro membro da banca
Dolwitsch , Julia Bolssoni
Segundo membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós
Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa
Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e aborda a temática: a infância das
crianças em situação de "vulnerabilidade social”. Como objetivo geral definiu-se:
compreender como a situação de vulnerabilidade afeta a infância de crianças em seus
primeiros anos de escolarização. Como objetivos específicos priorizou-se: identificar
quais características marcam a infância de crianças em comunidades vulneráveis;
reconhecer como se constitui o brincar, os espaços da infância (onde brincam na
comunidade e na escola) e conhecer os sonhos das crianças que frequentam a Escola
Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria. O referencial teórico esteve
pautado nos estudos de Áries (1981), Costa (2023), Freire (1968, 1993,1996), Kramer
(2007), Kuhlmann (1998, 2001). A pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada em
autores como Faria; Demartini; Prado (2002), Corsaro (2005, 2007) e Müller; Carvalho
(2009). A pesquisa foi desenvolvida a partir de encontros com as crianças do primeiro
ao quarto ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental
São João Batista, situada em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social
em Santa Maria/RS. Utilizou-se como estratégias para a produção dos dados a
proposição de desenhos, a escuta e observação das crianças bem como o próprio
brincar. Os dados coletados foram analisados segundo Bardin (2011, 2015) através
da análise de conteúdo, o que resultou em dois tópicos: Sonhar, imaginar e fantasiar...
isso é ser criança! Sonhar em SER/TER/CONHECER... idealizações de um futuro
melhor, isso também é ser criança! A pesquisa demonstra a perspectiva da própria
criança, seus olhares, sobre como vivem, sentem e percebem a vulnerabilidade em
que estão inseridas refletindo coletivamente sobre as diferentes formas que as
crianças vivem suas infâncias nesses contextos. O produto técnico/educacional é uma
proposta de um encontro formativo com as professoras da escola, no qual serão
expostos e entregues às professoras alguns materiais produzidos pelas crianças
durante a pesquisa com vistas a reflexão coletiva sobre o trabalho docente junto as
crianças.
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