Políticas curriculares e educação antirracista: transgressões possíveis na educação básica
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Data
2023-11-20Primeiro membro da banca
Mattos, Renan Santos
Segundo membro da banca
Gallina, Simone Freitas da Silva
Metadata
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Este trabalho, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas em Gestão Educacional da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior aborda a temática Políticas curriculares e educação antirracista. Como objetivo geral priorizou investigar políticas curriculares que promovam mudanças nas práticas pedagógicas baseadas num currículo antirracista. Os objetivos específicos priorizaram identificar políticas curriculares antirracistas direcionadas ao currículo da escola pública; compreender as perspectivas teóricas construídas a respeito da educação antirracista; analisar materiais de formação docente sobre políticas curriculares antirracistas para professores da Educação Básica; refletir sobre as propostas pedagógicas transgressoras na construção de uma educação antirracista. O referencial teórico está organizado com base em autores/as como Hooks (2017), Kilomba (2019), Ribeiro (2019), Sacristán (2000), entre outros que contribuem para o aperfeiçoamento e reflexão sobre a temática de pesquisa. Para obtenção de dados pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica e a análise dos dados foi pautada na análise de conteúdo. O que se pode considerar é que o resultado obtido após análise constata que as políticas curriculares apresentam o embasamento para que sejam trabalhados os diferentes temas, mas percebe-se que quando são aliadas as questões antirracistas, os temas ficam um pouco vagos, pois acredita-se que não se pode apenas reconhecer que o privilégio existe e não ter de fato uma postura antirracista. É fundamental que pessoas negras transgridam as barreiras referentes a sua postura frente à sociedade.
O produto resultante da pesquisa foi um guia (in)formativo e tem por finalidade e contribuições, auxiliar os professores a encontrar informações de maneira rápida e organizada, referentes às Políticas Públicas e Educacionais, Políticas Curriculares baseadas no currículo antirracista. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com o aprimoramento do conhecimento dos professores para desenvolver sua prática educativa de maneira diversificada e antirracista.
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