Organização do trabalho escolar e o mal-estar dos professores: o desafio de integrar pessoas
Resumo
A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e objetivou compreender como as formas de desenvolvimento do trabalho escolar podem ser orientadas a partir das demandas geradas pelas situações de mal-estar vividas pelos professores no âmbito de uma escola pública de educação básica. Entendemos que compreender o trabalho escolar e sua dinâmica dentro dos contextos educativos requer estabelecer relações entre as condições em que os professores exercem a docência, percebendo de que forma refletem no surgimento do mal-estar docente e como é possível traçar estratégias viáveis para o seu enfrentamento, promovendo o bem-estar docente. Para tanto buscamos respostas para o problema: Que condicionantes interferem na participação dos professores nos processos de organização e desenvolvimento do trabalho escolar face às situações de mal-estar docente? Este estudo qualitativo procurou compreender como se caracterizam os elementos identificados como intensificadores do mal-estar docente na escola investigada; de que maneira as condições de trabalho afetam as formas como professor assume seu papel nos processos educativos, de que forma as questões relativas ao mal-estar condicionam a organização do acompanhamento pedagógico dos professores e que ações poderiam compor uma proposta de organização escolar a partir das demandas evidenciadas através da pesquisa. Como instrumentos de coleta de informações foram utilizadas entrevistas semiestruturadas direcionadas a dez participantes e um diário de campo utilizado pela autora. As entrevistas foram trabalhadas de acordo com as etapas da Análise de Conteúdo de Bardin, gerando três categorias na primeira Questão de Pesquisa: Condições de trabalho: dilema não solucionado; Relacionamentos interpessoais: coletividade X competitividade e (des)valorização profissional: o desencanto com a profissão. Geraram três na segunda Questão de Pesquisa: Comprometimento como elemento integrante do papel docente; Nem sempre é fácil continuar e Estratégias para manter-se na profissão. Na terceira foram duas: Importância do acompanhamento pedagógico/reuniões: espaço de trocas e Gestão escolar e suas facetas. Como resultados constataram-se como principais intensificadores do mal-estar docente: a precariedade das condições de trabalho; falta de coletividade e partilha de experiências; desvalorização profissional. Diante disso, os professores sentem que a eficiência do seu trabalho é prejudicada pelas condições precárias em que exercem a docência, no entanto demonstram comprometimento com o seu fazer. Foi percebida a necessidade de maior acompanhamento pedagógico dos professores e organização de espaços para reuniões que favoreçam as trocas de experiências, favorecendo a integração e a possibilidade dos professores participarem dos processos de organização do trabalho escolar. Todas essas constatações permitiram a construção proposta na Quarta Questão que corresponde ao produto: o Programa de Formação Continuada voltado aos professores, organizado a partir das sugestões dos mesmos e das demandas que ficaram evidenciadas com a pesquisa e está sendo levado a cabo, constituindo um espaço para reflexões e integração do grupo, ampliando as possibilidades de sua ação docente, auxiliando dessa forma, no enfrentamento do mal-estar a fim de alcançar o bem-estar docente.
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