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Tutor´s mediation in online teaching: describing the interaction and the implementation of the multiliteracies pedagogy at the E-3D Course for teens offered by LabEOn
(2023-07-18)O E-3D é um curso básico de Língua Inglesa on-line ofertado pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online(LabEOn), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em colaboração com estudantes e pesquisadores ... -
Goign abroad: descrição de um jogo educacional para o ensino da língua inglesa utilizando a metodologia Scrum
(2018-12-14)Este artigo descreve o desenvolvimento do jogo educacional Going Abroad, proposto por meio da plataforma Unity, utilizando a metodologia scrum para o gerenciamento do projeto. Para auxiliar no design do jogo, aspectos ... -
Proposta de gestão pedagógica para o ensino de língua portuguesa por meio de dispositivos móveis
(2019-08-26)O cenário contemporâneo e tecnológico demanda novas habilidades de seus usuários para a leitura, a compreensão e a produção de textos digitais e multimodais disseminados na sociedade (ROJO 2015; RIBEIRO 2016), principalmente, ... -
Investigação de diretrizes pedagógicas-tecnológicas para orientar o redesign de cursos de línguas a distância: o caso English online 3D
(2023-08-08)As alterações no sistema educativo, provocadas pela pandemia da COVID-19, sublinham a necessidade de expandir investigações e procurar soluções para o ensino on-line, com especial enfoque no design de materiais digitais ... -
Práticas de multiletramentos no contexto escolar: investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de produção textual por meio de narrativas digitais
(2015-08-10)Estudos recentes na área da Linguística Aplicada (MOTTA-ROTH, 2006, 2008, 2009, 2010; SILVA, 2012; SILVA, PILATI, DIAS, 2010; FUZER, 2012, 2014 entre outros) apontam lacunas no processo de ensino de produção textual no ... -
Investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de língua inglesa por meio de jogos digitais
(2016-09-26)O uso de tecnologias em sala de aula tem desafiado constantemente alunos e professores (KENSKI, 2005), haja vista que nesse contexto, há uma nova geração de alunos que já domina os parâmetros tecnológicos (BARBOSA, 2010), ... -
Tecnologias assistivas no ensino superior: um estudo de caso na UFSM
(2014-07-12)O presente estudo teve como objetivo compreender, com base em experiências práticas contextualizadas nos conhecimentos adquiridos por um grupo de professor(as) que atuam no ensino superior da Universidade Federal de Santa ... -
The Last of Us - Part II: a social-semiotic analysis of a digital game to support pedagogical practices in language teaching
(2023-02-20)Não possui resumo. -
Investigação da customização da plataforma AVA “Moodle” para uso no ensino de línguas a distância
(2019-08-30)A utilização de um ambiente virtual de aprendizagem AVA, tem sido constantemente empregado como suporte ao ensino a distância, pois serve como apoio as atividades por intermédio da internet. Diferentes cursos são ministrados ... -
Material didático digital, games e gamification: conexões no design para implementação de cursos online
(2017-08-14)Estudos recentes destacam o uso de jogos digitais e dos elementos de design de jogos no contexto educacional (GEE, 2005; VAN ECK 2006, DETERDING, 2011; ERENLI, 2013; ALVES; MINHO; DINIZ, 2014; BUSARELLO, 2016), porém poucos ... -
A produção de um jornal escolar eletrônico na escola pública: multiletramentos e o ensino de língua portuguesa
(2014-07-11)O presente artigo teve por objetivo desenvolver um jornal escolar eletrônico, com vista a desenvolver multiletramentos por meio da produção textual em Língua Portuguesa. Tendo em vista verificar como essas atividades ... -
Jogos digitais nos anos iniciais: possibilidades e desafios
(2018-12-14)O presente artigo refere-se a um estudo de caso, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Agudo-RS, apresentando breve levantamento de literatura sobre jogos digitais e suas possibilidades e desafios. ... -
Proposta de diretrizes sobre o uso e o desenvolvimento de jogos digitais para professores em formação inicial de língua inglesa
(2018-08-16)No âmbito do contexto digital, é possível os seus usuários adquirirem novos conhecimentos de maneira dinâmica e diferenciada envolvendo diferentes sistemas semióticos (GEE, 2007; 2008). Dentre os diversos recursos que podem ... -
O feedback do tutor na educação a distância: estudo de caso no curso de Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas EAD (UFSM)
(2018-12-01)Com o ensino de línguas a distância, surge a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre sua metodologia avaliativa. Desta forma, o presente artigo busca compreender quais foram os critérios utilizados pelos tutores ... -
A interação via Skype no ensino de línguas em EaD
(2012-11-30)O presente trabalho reporta uma experiência de tutoria a distância utilizando o SKYPE como ferramenta didática para desenvolver a oralidade em Língua Espanhola no curso de Licenciatura em Letras-Espanhol ofertado pela ... -
Desenvolvimento de material didático digital para o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva de gêneros e multiletramentos
(2018-08-14)Estudos recentes na área da Linguística Aplicada apontam lacunas existentes no processo de consumo e de produção de gêneros multimodais na educação básica (MOTTA-ROTH, 2006, 2008; HYLAND, 2003, 2007; MEURER, 2011, ROSE; ... -
Trilhas de formação continuada na modalidade a distância: pesquisas e diretrizes para orientar docentes da rede básica de ensino
(2024-07-12)A sociedade tem evoluído significativamente nas diversas áreas do conhecimento, juntamente com as tecnologias disponíveis para uso em nossas atividades diárias. Na área da educação, essa evolução não deveria ser diferente. ... -
Desenvolvimento de material didático digital de língua inglesa na perspectiva de sala de aula invertida
(2018-08-15)A Internet tem sido um canal de fácil acesso à informação. Nela encontramos uma infinidade de conteúdo: educacional, profissional, recreacional, etc. Com o advento da Web 2.0 (O’ REILLY. T, 2004), a tecnologia tem sido uma ... -
English for teens: o redesign dos recursos semióticos na adaptação de um curso de inglês on-line para adolescentes
(2023-08-10)Com o início da pandemia do coronavírus, diversas instituições de ensino foram obrigadas a adotar o regime de ensino remoto emergencial, tornando necessário propor materiais didáticos para essa nova realidade. A presente ... -
Do it yourself (DIY) videolessons: proposta de material digital para orientar o design de videoaulas para o ensino de inglês como língua adicional
(2022-10-05)O uso de tecnologias digitais, o ensino híbrido, a sala de aula invertida, e as modalidades de ensino remoto e a distância são alguns dos propulsores da necessidade de se saber usar e produzir videoaulas. As videoaulas ...