Jogos digitais nos anos iniciais: possibilidades e desafios
Resumo
O presente artigo refere-se a um estudo de caso, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Agudo-RS, apresentando breve levantamento de literatura sobre jogos digitais e suas possibilidades e desafios. Por meio deste estudo, buscamos mapear as expectativas e as dificuldades dos professores quanto ao uso de jogos digitais em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental, bem como, contribuir com pressupostos teóricos e pedagógicos que ajudem professores em formação continuada a refletirem sobre como integrar jogos digitais no contexto escolar público. A presente pesquisa fez-se necessário em razão de muitos professores ainda não usarem recursos tecnológicos disponíveis na escola, e, também, a observação que os alunos estão pouco interessados em estudar e cada vez mais focados em jogos digitais no celular. O desenvolvimento deste estudo permitiu tecer algumas considerações e sintetizá-los como resultados: a) necessidade de diversificar a prática de ensino na escola, bem como a importância de oferecer jogos digitais como forma de retomar conteúdos vistos em sala de aula ou de aprender algo novo; b) conscientizar os professores que o trabalho com jogos proporciona aprendizagem lúdica e significativa; para isso, c) é necessário inovar e buscar despertar maior interesse e atenção dos estudantes, e desta forma, proporcionar momentos de cooperação e de encantamento que resgatem a vontade de estudar dos nossos alunos.
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