Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 571
-
A abordagem das emoções produzidas pelo amor e paquera: atrativo ao aprendizado da tabela periódica, para alunos do primeiro ano do ensino médio
(2012-12-07)Na intenção de tornar a disciplina de Química mais atraente para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, foi proposta uma metodologia qualitativa, visando o interesse do aluno para o estudo da Tabela Periódica, ... -
Adoção de TIC como prática educativa por professores do ensino básico e médio em uma escola particular em Tapejara - RS
(2018-11-30)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vem sendo aplicadas em diversos contextos e mostram que tem muito a contribuir para o ensino-aprendizagem quando aplicadas à prática pedagógica. A adoção de ... -
Os alunos da periferia e o uso de tecnologia em sala de aula
(2010-11-05)Este trabalho tem como finalidade aprofundar estudos sobre casos que deram certo no uso de tecnologias em sala de aula. Como fonte de estudo foi utilizada uma escola localizada na zona oeste da cidade de Santa Maria/RS, a ... -
Ambiente hipermidiático web 2.0: potencial educativo, fluxo virtual e redesenho de metarrelações
(2011-10-14)O cenário educacional baseado na cooperação e na colaboração está emergindo com o suporte de ferramentas e artefatos tecnológicos desenvolvidos e em desenvolvimento na atualidade. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) ... -
Ambiente virtual de aprendizagem na formação de mediadores culturais da 9º Bienal do Mercosul
(2014-07-11)Este artigo possui como principal objetivo apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do Curso de Formação de Mediadores da 9ª Bienal do Mercosul e a percepção dos participantes da modalidade EaD. O estudo ... -
Analise de uma webquest como recurso didatico na EJA
(2012-12-01)oitava série da EJA, o objetivo é encontrar pontos positivos, e pontos que devem ser melhorados no uso da webquest como recurso didático em turmas de EJA quando se deseja facilitar a compreensão de conteúdos, além de ... -
Uma análise crítica sobre informações obtidas na internet no âmbito escolar
(2011-11-08)As informações veiculadas pela Internet tem sido aceitas sem maiores objeções quanto às suas fontes geradoras. Se estas são mais ou menos, ou até nada confiáveis, é uma questão pouco relevante e que, no entanto, compromete ... -
Análise de discurso da geração Z
(2014-07-11)Este artigo tem por objetivo relatar e analisar o discurso utilizado por jovens que se comunicam em primazia através das redes sociais, em especial a linguagem dos blogs, apontando os traços linguísticos que diferenciam ... -
Análise de jogos educacionais digitais como recurso para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual
(2017-08-18)Este artigo reporta uma pesquisa bibliográfica que investigou jogos digitais educacionais para que possam ser utilizados no ambiente do AEE, como forma de proporcionar a alfabetização de crianças com deficiência intelectual, ... -
Análise de uma Webquest como ferramenta motivadora para as aulas de Ciências
(2010-11-05)O presente artigo relata o uso de uma Webquest como ferramenta motivadora para as aulas de Ciências do ensino básico presencial. A partir da necessidade de atrair a atenção dos alunos para o conteúdo trabalhado, visando a ... -
Análise do software Chemsketch® como recurso didático no ensino de geometria molecular
(2014-07-12)O conteúdo de geometria molecular é apontado, por muitos professores, como um dos que apresenta dificuldade de compreensão por parte dos alunos, principalmente na visualização tridimensional de muitas moléculas. Neste ... -
Análise do uso dos laboratórios de informática em escolas estaduais de Caxias do Sul
(2017-06-30)Diante de tantas inovações e da evolução tecnológica, tem-se a percepção de que os Laboratórios de Informática das escolas estaduais de Caxias do Sul não são utilizados por professores e estudantes. Com o intuito de ... -
Aplicabilidade da tecnologia da informação e comunicação nas séries iniciais do ensino fundamental público e particular
(2014-07-11)Este artigo tem por objetivo realizar um paralelo na importância da aplicabilidade das tecnologias da informação e comunicação na educação como metodologia de ensino nas séries iniciais do ensino fundamental público e ... -
Aplicabilidade de tecnologias da informação e comunicação para a educação rural: uma análise de desafios e perspectivas
(2011-10-15)A busca pela concretização e constituição de uma prática educativa pedagógica informacional concreta, é o principal objeto deste artigo. Este artigo é resultado, parcial, de analises realizadas em relação as potencialidades ... -
A aplicabilidade de um jogo digital educacional nas aulas de informática em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso
(2011-09-09)O presente estudo teve como objetivo fundamental analisar a aplicabilidade de um jogo digital educacional no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas na educação, neste caso, nas aulas de informática ... -
Aplicação de um objeto de aprendizagem “histórias fantásticas” como ferramenta na produção de textos no ensino fundamental na Escola Carlota Vieira da Cunha
(2012-11-24)Este artigo visa descrever um estudo realizado com uma turma de 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo principal de verificar a contribuição do uso de objetos de aprendizagem como ferramenta na produção textual em ... -
Aplicando a Matemática através da Webquest
(2011-10-14)O presente artigo relata o uso da WebQuest como uma ferramenta a ser aplicada nas aulas de matemática, buscando analisar como uma fonte de pesquisa, para tornar a aprendizagem significativa e levar o estudante a construção ... -
Aplicativos educacionais no ensino da matemática
(2018-12-01)Neste trabalho propomos avaliar a realidade do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da matemática, além da inserção de aplicativos educacionais em smartphones no processo de ensino-aprendizagem. ... -
Aprendendo com materiais didáticos digitais nas aulas das séries/anos iniciais
(2010-11-19)O presente artigo é resultado de uma pesquisa participante, realizada com professores e alunos das séries/anos iniciais, em uma escola municipal, com o objetivo de investigar o potencial dos Materiais Didáticos Digitais, ... -
Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
(2018-11-30)O uso das tecnologias é prática bastante comum em nosso dia a dia, não apenas para nós, como principalmente para as gerações mais novas. Por outro lado, o ambiente escolar ainda está pautado em modelos analógicos, tanto ...