A abordagem das emoções produzidas pelo amor e paquera: atrativo ao aprendizado da tabela periódica, para alunos do primeiro ano do ensino médio
Resumo
Na intenção de tornar a disciplina de Química mais atraente para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, foi proposta uma metodologia qualitativa, visando o interesse do aluno para o estudo da Tabela Periódica, relacionando-a a abordagem de determinadas sensações agradáveis no organismo humano. Os estudantes observaram, a partir de um vídeo e uma atividade com o uso das tecnologias educacionais em rede, quais as sensações de prazer que moléculas como Dopamina, Endorfina, Noradrenalina, Feniletilamina, Serotonina e Adrenalina, podem provocar no organismo. Foram destacados os elementos químicos Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio, participantes das moléculas pesquisadas. Partindo destes, aprenderam as regras de localização dos elementos na Tabela Periódica. Esta metodologia visou incentivar o aluno para o aprendizado, trazendo ao contexto das aulas um tema relacionado à fase de descobertas que vivenciam. Percebeu-se que o uso do vídeo e da pesquisa na Internet, tornaram as aulas mais interessantes, descontraídas e interativas.