dc.contributor.advisor | Rocha, Karla Marques da | |
dc.creator | Alli, Danise Santos | |
dc.date.accessioned | 2015-08-14T11:56:30Z | |
dc.date.available | 2015-08-14T11:56:30Z | |
dc.date.issued | 2012-12-07 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/946 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | In order to make the discipline of chemistry more appealing to students of the first year of high school, this study proposed a qualitative methodology, as focal point to the interest of the student to the study of the periodic table, relating it to the approach of certain pleasurable sensations in the human body. Students observe, from a video and an activity with the use of educational technologies in network, what the sensations of pleasure that molecules such as dopamine, endorphins, Norepinephrine, Serotonin and adrenaline, phenylethylamine, can result in the organism. Were highlighted the chemical elements carbon, hydrogen, oxygen and nitrogen, participants of the molecules studied. In the sequence, they learned the rules of location of the elements on the periodic table. This methodology intended to motivate the student to learning, bringing to the context of classes a theme related to the discovery phase that experience. It was noticed that the use of video and Internet research, have become the most interesting lessons, relaxed and interactive. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Química | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.title | A abordagem das emoções produzidas pelo amor e paquera: atrativo ao aprendizado da tabela periódica, para alunos do primeiro ano do ensino médio | por |
dc.title.alternative | The approach of emotions and produced by love dating: attractive to learning the periodic table for first year students of the high school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Na intenção de tornar a disciplina de Química mais atraente para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, foi proposta uma metodologia qualitativa, visando o interesse do aluno para o estudo da Tabela Periódica, relacionando-a a abordagem de determinadas sensações agradáveis no organismo humano. Os estudantes observaram, a partir de um vídeo e uma atividade com o uso das tecnologias educacionais em rede, quais as sensações de prazer que moléculas como Dopamina, Endorfina, Noradrenalina, Feniletilamina, Serotonina e Adrenalina, podem provocar no organismo. Foram destacados os elementos químicos Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio, participantes das moléculas pesquisadas. Partindo destes, aprenderam as regras de localização dos elementos na Tabela Periódica. Esta metodologia visou incentivar o aluno para o aprendizado, trazendo ao contexto das aulas um tema relacionado à fase de descobertas que vivenciam. Percebeu-se que o uso do vídeo e da pesquisa na Internet, tornaram as aulas mais interessantes, descontraídas e interativas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |