Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
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Jogo das formas: uma proposta de objeto de aprendizagem para crianças da pré-escola
(2017-06-24)Este trabalho visa inferir se a utilização de tecnologia da informação como forma de complementação de ensino-aprendizagem pode influenciar e ajudar na identificação de formas geométricas básicas e ligeira indicação das ... -
Jogo digital "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa": avaliação por meio do método GameFlow
(2014-07-12)A presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar o jogo digital “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa” por meio do método GameFlow. A avaliação do jogo foi efetivada, à distância, com alunos dos cursos de graduação ... -
O jogo na aprendizagem da língua materna, 5º ano do ensino fundamental
(2017-06-24)A aprendizagem da língua materna, ou seja, o Português se apresenta como matéria fundamental de alfabetização dentro da escola e deve ser aprendida por todas as crianças, não quer dizer que seja uma tarefa fácil, pois é ... -
Jogos digitais educacionais enquanto recurso para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa
(2010)O presente artigo busca ressaltar a relevância dos jogos e atividade digitais para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas, bem como a importância pedagógica desses ... -
Jogos digitais nos anos iniciais: possibilidades e desafios
(2018-12-14)O presente artigo refere-se a um estudo de caso, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Agudo-RS, apresentando breve levantamento de literatura sobre jogos digitais e suas possibilidades e desafios. ... -
Jogos educacionais e sua contribuição para aprendizagem em alunos dos anos iniciais por meio das tecnologias da informação e comunicação
(2011-10-14)O presente artigo apresenta um estudo realizado na área educacional com alunos do 2º ano de uma Escola de Educação Básica do Município de Agudo/RS. Este trabalho analisou a contribuição dos Jogos Pedagógicos Online no ... -
Jogos educacionais no processo de alfabetização
(2017-06-23)O objetivo deste trabalho é investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ajudar o processo de alfabetização dos estudantes no Ensino Fundamental, mais precisamente o 1ºAno. Neste contexto, houve ... -
Jogos pedagógicos online para estimular a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2011-10-14)Este artigo discute a importância dos jogos pedagógicos online como recursos didáticos educacionais, visando atender e garantir as necessidades de aprendizagem desta nova geração de alunos. É uma contribuição às práticas ... -
Os jogos virtuais para a educação ambiental no ensino fundamental
(2010-11-06)Os jogos virtuais podem associar a função lúdica à pedagógica no ensino de geografia, especialmente na educação ambiental, para assim constituir-se em um recurso motivador da aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve ... -
Jornal digital espanhol: um recurso para aproximar o aluno e melhorar a leitura e escrita
(2014-07-11)Este artigo se propõe a analisar e refletir como o uso do Jornal Digital Espanhol pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a leitura, a compreensão e a escrita na Língua Espanhola, bem como, aproximar os ... -
Kahoot: uma maneira divertida de aprender a língua inglesa
(2017-06-24)Este artigo apresenta um estudo sobre o uso do Kahoot/Quiz como auxiliar no processo de desinibição, socialização e aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa, nas séries iniciais do ensino fundamental, ministradas em um ... -
Laboratórios de informática na educação infantil e em séries iniciais: desafios e conquistas em três escolas municipais
(2010-11-05)Tendo em vista que o avanço do mundo das Tecnologias da Informação e da Comunicação trouxe novos desafios aos professores, mostrando uma maneira diferente de trabalhar a educação e que a utilização destes recursos no ... -
Leitura e escrita de ciberpoemas: a experiência com o hipertexto poético de Capparelli
(2011-10-22)O objetivo principal dessa pesquisa é analisar o hipertexto poético de Capparelli, no sentido de contribuição para a leitura e escrita do aluno, partindo da constatação de que a participação de quem navega no ciberpoema é ... -
Letramento digital
(2009-10-03)O presente artigo é o resultado de uma revisão bibliográfica que seguiu o caminho da construção da comunicação e das tecnologias usadas pela humanidade em diferentes épocas. Tem como marco inicial os registros dos primeiros ... -
Letramentos digitais na educação básica e na educação de jovens e adultos: um estudo de caso sob a ótica dos discentes
(2017-06-24)O artigo aborda um relato de investigação que buscou responder à pergunta: Como ocorrem os processos de letramentos digitais de alunos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos? O objetivo é investigar os processos ... -
A linguagem computacional LOGO e a criação do desenho voltado à inclusão de deficientes visuais no ensino regular
(2011-10-22)O artigo reúne informações sobre a Linguagem Computacional Logo, especificamente a versão Super Logo 3.0. Trata-se de um relato de caso realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental do sistema regular de ensino, ... -
Linux educacional nas escolas
(2010-11-19)Este artigo é resultado de uma investigação sobre a utilização do Linux Educacional nas atividades escolares. O Governo Federal está enviando para as escolas computadores, com software livre, para serem utilizados no ... -
Literatura e TIC: a formação do leitor na era digital
(2014-07-11)Este artigo se propõe a investigar e refletir sobre o uso das tecnologias nas aulas de Literatura e de que forma elas influenciam na formação de leitores. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa ... -
Lousa digital: uma ferramenta de ensino
(2017-06-24)Este trabalho busca analisar e tecer considerações sobre a utilização da lousa digital em uma escola particular de ensino fundamental no município de Santa Rosa / RS. O trabalho teve como objetivo verificar a utilização ... -
A lousa interativa e a linguagem audiovisual no processo de aprendizagem na educação infantil
(2017-08-18)O presente artigo aborda a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, destacando-se a problemática de como ...