O jogo na aprendizagem da língua materna, 5º ano do ensino fundamental
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Data
2017-06-24Autor
Fagundes, Claudia Cristiane Bisso
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A aprendizagem da língua materna, ou seja, o Português se apresenta como matéria fundamental de
alfabetização dentro da escola e deve ser aprendida por todas as crianças, não quer dizer que seja
uma tarefa fácil, pois é um dos idiomas mais difíceis por conter muitas normas e especificidades. A
proposta desta pesquisa é desenvolver a escrita correta das palavras através do uso de um software
educacional para aprendizagem da classificação substantiva das palavras. Para tanto foi utilizado
exercícios de verificação de conhecimento de classificação substantiva antes do uso do jogo e depois,
para quantificação da melhora ou não da aprendizagem, além de observação do trabalho realizado
pelos alunos durante os procedimentos. Após análise dos dados obtidos foi percebido uma melhora
significativa da aprendizagem por parte dos alunos na classificação substantiva, posteriormente
ao uso do jogo, e um maior entendimento da classificação, pois o jogo permitia que o aluno pudesse
pensar e refletir sobre a resposta e tentar novamente se errasse, durante o uso do jogo foi observado
que os alunos interagiram e dividiram conhecimento, tiraram dúvidas entre si e se divertiram brincando
e aprendendo, o que foi confirmado por eles quando questionados. Por fim do estudo ficou muito
claro que o uso de jogos na aprendizagem pode aproximar os alunos da construção do seu próprio
conhecimento, porque é do universo infantil, é dinâmico e não da resposta pronta, mas faz pensar.
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