Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 381-400 of 571
-
Tecedores de ideias e conexões
(2010-11-19)Os espaços de leitura e de escrita aumentaram com a chegada da Internet na escola. O objetivo deste estudo foi investigar as potencialidades dos blogs e dos ambientes wiki como recursos para leitura e escrita na Internet ... -
Tecnologia assistiva: um instrumento de acessibilidade para os indivíduos com necessidades especiais
(2011-10-14)Esta obra procura abordar aspectos de acessibilidade destes indivíduos, qual tem sido o objeto de pesquisa na área, cujo interesse germinou a partir da constatação de diferenças marcantes de exclusão a estudantes com ... -
Tecnologia da informação e da comunicação em sala de aula
(2011-10-14)Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comuni-cação (TICs) em sala de aula e na educação. Ele analisa mudanças de atitude e de concep-ção de educação no tocante a essa nova forma ... -
Tecnologia de informação e comunicação e a formação continuada de professores para uma cultura digital
(2018-12-01)Este trabalho apresenta um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a formação continuada de professores para uma cultura digital. Por meio deste, procurou-se investigar como os professores da rede pública ... -
Tecnologia educacional: dispositivos móveis na educação
(2012-11-23)As tecnologias, como produtos sociais, estão inseridas na educação e são utilizadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Os dispositivos móveis especialmente o celular, também chegaram às ... -
Tecnologia: um meio social na aprendizagem
(2010-12-02)O presente artigo apresenta a tecnologia, não só como um instrumento de aplicação meramente mecânico do conhecimento, mas como uma nova metodologia, de maneira que venha a contribuir no desempenho da prática pedagógica ... -
Tecnologias assistivas e softwares para os portadores de necessidades especiais
(2011-10-08)Este artigo aborda os fatores que influenciam nas aulas ministradas pelos professores que atuam na formação dos alunos PNEs, além do intuito de analisar as Tecnologias Assistivas e identificar quais são os Softwares ... -
As tecnologias assistivas no contexto escolar
(2018-11-30)As tecnologias educacionais evoluem a cada instante, assim como os alunos que frequentam a escola. Acredita-se, portanto, que a educação precisa acompanhar este ritmo, preocupando-se com a aprendizagem significativa do ... -
Tecnologias assistivas no ensino superior: um estudo de caso na UFSM
(2014-07-12)O presente estudo teve como objetivo compreender, com base em experiências práticas contextualizadas nos conhecimentos adquiridos por um grupo de professor(as) que atuam no ensino superior da Universidade Federal de Santa ... -
As tecnologias da comunicação e da informação na escola a partir da percepção dos alunos
(2018-11-30)O presente trabalho reconhece que as Tecnologias da Informação e da Comunicação estão presentes no dia a dia das pessoas. A pergunta que norteia esta pesquisa pretende responder: quais e como são utilizadas as Tecnologias ... -
As tecnologias da comunicação e informação e o ensino de história
(2009-09-30)Este artigo tem como objetivo enfocar os aspectos relacionados ao atual uso das tecnologias da comunicação, pelos professores de história da Rede Pública Estadual do Município de Santana do Livramento bem como através do ... -
Tecnologias da informação e comunicação aliadas ao ensino da educação financeira
(2009)A Educação Financeira é um tema que vem sendo trabalhado nas aulas de matemática na turma do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Dom Pedro II, no município de Agudo, RS. Este artigo tem por ... -
As tecnologias da informação e comunicação auxiliando e reformulando as práticas pedagógicas: estudo de caso da conferência São Vicente de Paulo
(2012-11-24)O presente artigo tem por objetivo reconhecer e promover novas práticas pedagógicas em aulas de Informática, com o uso de jogos educacionais e objeto de aprendizagem, a fim de promover aulas mais dinâmicas, colaborativas ... -
As tecnologias da informação e comunicação como motivadoras da aprendizagem em sala de aula
(2011)Muitos alunos resistem diante da forma de ensino e aprendizagem na escola e muitos professores estão acostumados com o método tradicional de ensinar e ainda apresentam dificuldades em aprender outro modo de ensinar, diferente ... -
Tecnologias da informação e comunicação e os objetos de aprendizagem: uma contribuição ao ensino inclusivo
(2018-12-01)Atualmente, se faz necessário trabalhar a questão da evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) associadas à Educação Inclusiva. Neste sentido, a presente pesquisa, questiona se os objetos de aprendizagem ... -
As tecnologias da informação e comunicação na educação infantil: jogar e brincar, uma forma de aprendizagem
(2014-07-11)O presente artigo trata da utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Infantil através de jogos e brincadeiras. O objetivo foi verificar como os professores da Educação Infantil da escola ... -
Tecnologias da informação e comunicação na primeira infância: influências e possibilidades de aprendizagem
(2012-12-01)Esta pesquisa tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca das tecnologias da informação e comunicação, suas influências e as possibilidades de aprendizagem que se pode vislumbrar na primeira infância, faixa etária ... -
As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
(2012-12-01)Este artigo trata de problematizar em que medida podemos compreender as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) presentes nas práticas docentes aplicadas no ensino de artes visuais, a partir das publicações nos Anais ... -
Tecnologias da informação e comunicação para e educação física no contexto da mobilidade digital
(2014-07-11)Este artigo aborda alguns aspectos educacionais das relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física, no contexto da mobilidade digital. Para isso, analisa-se a presença das TIC nos currículos ... -
As tecnologias da informação e comunicação voltadas à construção da noção de número para alunos surdos
(2011-11-08)Este trabalho, de cunho teórico, tem o intuito de dialogar sobre a educação do aluno surdo, focando o interesse no que diz respeito ao raciocínio-lógico, à construção da noção do número e realizar considerações que versem ...