As tecnologias assistivas no contexto escolar
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Data
2018-11-30Autor
Andrade, Dionara Machado de
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As tecnologias educacionais evoluem a cada instante, assim como os alunos que frequentam a escola. Acredita-se, portanto, que a educação precisa acompanhar este ritmo, preocupando-se com a aprendizagem significativa do aluno e não apenas com a obtenção da informação, sem compreensão e análise crítica. Sendo assim, considerando o âmbito educacional, podemos incluir as Tecnologias Assistivas (TA) como um recurso fundamental para o desempenho do aluno incluído, neste estudo, limitando-se ao aluno surdo. Para melhor compreender esse processo, foram conceituados os termos acessibilidade, surdez e TA. Foram relacionadas algumas tecnologias que poderão ser utilizadas para a mediação pedagógica com este educando, salientando que estas também são acessíveis aos colegas e professores ouvintes, elencando suas funcionalidades e aplicabilidades. Por fim, foram aplicados dois recursos tecnológicos com o estudante surdo no Ensino Fundamental, analisando suas dificuldades e desafios frente a estes recursos, e como a TA presente em seu cotidiano poderá auxiliá-lo no processo de sua aprendizagem e na interação com seus colegas e professores ouvintes. Pode-se concluir que TA podem subsidiar e contribuir para que aconteçam situações de aprendizagem ricas, diferentes e acessíveis a todos, desde que sejam inseridas e exploradas pelos professores em sua prática pedagógica. Para isso é preciso conhecer tais tecnologias, pois elas irão propiciar a acessibilidade pedagógica e a ampliação do conhecimento de alunos surdos.
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