dc.contributor.advisor | Reginatto, Andrea Ad | |
dc.creator | Andrade, Dionara Machado de | |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T10:43:28Z | |
dc.date.available | 2019-01-16T10:43:28Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15365 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Educational technologies evolve at every turn, as do students who attend school. It is believed, therefore, that education needs to keep up with this pace, being concerned with meaningful student learning and not only with obtaining information without understanding and critical analysis. Thus, considering the educational scope, we can include Assistive Technologies as a fundamental resource for the student's performance included in this study, being limited to the deaf student. To better understand this process, the terms accessibility, deafness and Assistive Technologies were conceptualized. Some technologies that may be used for pedagogical mediation with this student have been related, emphasizing that these are also accessible to colleagues and teachers listening, listing their functionalities and applicability. Finally, two technological resources were applied to the deaf student in elementary school, analyzing their difficulties and challenges in relation to these resources, and how the TA present in their daily life can assist them in the process of their learning and in the interaction with their colleagues and listening teachers. It can be concluded that Assistive Technologies can subsidize and contribute to rich learning situations that are different and accessible to all, provided they are inserted and exploited by teachers in their pedagogical practice. For this, it is necessary to know such technologies, as they will provide pedagogical accessibility and the widening of the knowledge of deaf students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia assistiva | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Aluno surdo | por |
dc.subject | Libras (Língua Brasileira de Sinais) | por |
dc.subject | Assistive technology | eng |
dc.subject | Accessibility | eng |
dc.subject | Deaf student | eng |
dc.subject | Brazilian sign language | eng |
dc.title | As tecnologias assistivas no contexto escolar | por |
dc.title.alternative | Assistive technologies in the school context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As tecnologias educacionais evoluem a cada instante, assim como os alunos que frequentam a escola. Acredita-se, portanto, que a educação precisa acompanhar este ritmo, preocupando-se com a aprendizagem significativa do aluno e não apenas com a obtenção da informação, sem compreensão e análise crítica. Sendo assim, considerando o âmbito educacional, podemos incluir as Tecnologias Assistivas (TA) como um recurso fundamental para o desempenho do aluno incluído, neste estudo, limitando-se ao aluno surdo. Para melhor compreender esse processo, foram conceituados os termos acessibilidade, surdez e TA. Foram relacionadas algumas tecnologias que poderão ser utilizadas para a mediação pedagógica com este educando, salientando que estas também são acessíveis aos colegas e professores ouvintes, elencando suas funcionalidades e aplicabilidades. Por fim, foram aplicados dois recursos tecnológicos com o estudante surdo no Ensino Fundamental, analisando suas dificuldades e desafios frente a estes recursos, e como a TA presente em seu cotidiano poderá auxiliá-lo no processo de sua aprendizagem e na interação com seus colegas e professores ouvintes. Pode-se concluir que TA podem subsidiar e contribuir para que aconteçam situações de aprendizagem ricas, diferentes e acessíveis a todos, desde que sejam inseridas e exploradas pelos professores em sua prática pedagógica. Para isso é preciso conhecer tais tecnologias, pois elas irão propiciar a acessibilidade pedagógica e a ampliação do conhecimento de alunos surdos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |