Tecnologia de informação e comunicação e a formação continuada de professores para uma cultura digital
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a formação continuada de professores para uma cultura digital. Por meio deste, procurou-se investigar como os professores da rede pública usam as ferramentas digitais e quais as habilidades que eles têm com as ferramentas digitais. A pesquisa parte de vivências próprias como discente do curso de Especialização em TIC, ofertado pela UAB – UFSM. Para a realização deste trabalho de cunho qualitativo, baseou-se em teóricos como Prensky (2001), Ponte et al. (2004), Fava (2012), Souza e Bonilla (2014) e contou-se com a participação de professores da rede pública da Educação Básica do interior do Rio Grande do Sul, da Quarta Colônia. Realizou-se o envio do questionário por e-mail aos participantes. As respostas foram interpretadas e apresentadas no trabalho. Neste estudo pode-se concluir que os professores usam as ferramentas digitais para pesquisar, sintetizar, explorar, apresentar um assunto, criar grupos ou comunidades de aprendizagem em redes sociais para debate de um tema específico, para desenvolver atividades colaborativas e dinâmicas utilizando recursos disponível na web. Além disso, para fazer bom uso das ferramentas digitais em sala de aula de modo a promover a eficácia da aprendizagem são necessários aos professores ter domínio das ferramentas que irá utilizar, saber pesquisar e auxiliar os estudantes quando necessário, ter conhecimentos acerca da didática, da organização do processo de ensino.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: