dc.contributor.advisor | Bulegon, Ana Marli | |
dc.creator | Facco, Janaína Bittencourt | |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T11:32:30Z | |
dc.date.available | 2019-01-17T11:32:30Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15382 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a study on Information and Communication Technologies and the ongoing training of teachers for a digital culture. The purpose of this study was to investigate how public school teachers use digital tools and what skills they have with digital tools. The research starts from own experiences as a student of the Specialization in ICT course, offered by UAB - UFSM. For the accomplishment of this qualitative work, it was based on theorists like Prensky (2001), Ponte et al. (2004), Fava (2012), Souza and Bonilla (2014) and was attended by teachers from the public basic education network in the interior of Rio Grande do Sul, in the Fourth Colony. The questionnaire was sent by e-mail to the participants. The answers were interpreted and presented in the paper. In this study it can be concluded that teachers use digital tools to research, synthesize, explore, present a subject, create groups or learning communities in social networks to debate a specific theme, to develop collaborative and dynamic activities using resources available in the web. In addition, to make good use of the digital tools in the classroom in order to promote the effectiveness of learning, it is necessary for teachers to master the tools they will use, to know how to research and to assist students when necessary, to have knowledge about didactics, organization of the teaching process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ferramentas digitais | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Cultura digital | por |
dc.subject | Digital tools | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Digital culture | eng |
dc.title | Tecnologia de informação e comunicação e a formação continuada de professores para uma cultura digital | por |
dc.title.alternative | Information and communication technology and the continued teacher training for a digital culture | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a formação continuada de professores para uma cultura digital. Por meio deste, procurou-se investigar como os professores da rede pública usam as ferramentas digitais e quais as habilidades que eles têm com as ferramentas digitais. A pesquisa parte de vivências próprias como discente do curso de Especialização em TIC, ofertado pela UAB – UFSM. Para a realização deste trabalho de cunho qualitativo, baseou-se em teóricos como Prensky (2001), Ponte et al. (2004), Fava (2012), Souza e Bonilla (2014) e contou-se com a participação de professores da rede pública da Educação Básica do interior do Rio Grande do Sul, da Quarta Colônia. Realizou-se o envio do questionário por e-mail aos participantes. As respostas foram interpretadas e apresentadas no trabalho. Neste estudo pode-se concluir que os professores usam as ferramentas digitais para pesquisar, sintetizar, explorar, apresentar um assunto, criar grupos ou comunidades de aprendizagem em redes sociais para debate de um tema específico, para desenvolver atividades colaborativas e dinâmicas utilizando recursos disponível na web. Além disso, para fazer bom uso das ferramentas digitais em sala de aula de modo a promover a eficácia da aprendizagem são necessários aos professores ter domínio das ferramentas que irá utilizar, saber pesquisar e auxiliar os estudantes quando necessário, ter conhecimentos acerca da didática, da organização do processo de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |