Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 152-171 of 571
-
O feedback do professor na perspectiva formativa: um estudo de caso na educação a distância
(2011-10-08)Na Educação a Distância devido ao distanciamente físico entre professor e aluno e a impossibilidade de interação face a face, o feedback fornecido pelo professor costuma ser uma ferramenta importante de retorno ao aluno ... -
O feedback do tutor na educação a distância: estudo de caso no curso de Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas EAD (UFSM)
(2018-12-01)Com o ensino de línguas a distância, surge a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre sua metodologia avaliativa. Desta forma, o presente artigo busca compreender quais foram os critérios utilizados pelos tutores ... -
A ferramenta WIKI – desafios e contribuições na formação universitária presencial
(2011-10-08)A incorporação crescente das TICs ao processo de ensino-aprendizagem traz novas possibilidades na educação e desafia as práticas pedagógicas. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma experiência ... -
Ferramentas de desenvolvimento de jogos - uma comparação entre AppsGeyser e App Inventor MIT
(2018-12-01)No cenário atual, os professores lutam pela atenção dos alunos com as diversas mídias digitais disponíveis. A internet proporciona uma grande diversidade hipermidiática de recursos envolvendo diferentes meios e tecnologias ... -
Fluência tecnológica e produção escolar mediada por recursos tecnológicos em educação profissional
(2011-10-22)A incorporação de ferramentas mediadoras e potencializadoras do processo de colaboração e comunicação na prática escolar cotidiana, permite a participação nas instâncias de geração e aplicação de conhecimentos que perpassa ... -
Fluência tecnológico-pedagógica na produção de recursos educacionais abertos - REA
(2017-06-24)A preocupação pela temática geradora desta pesquisa está centrada no fomento à integração das tecnologias educacionais em rede no Ensino Superior, com foco na produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (REA). ... -
A formação do professor no contexto do homo zappiens
(2011-09-01)Resumo - O trabalho procura analisar o desafio para a educação, a partir das novas tecnologias, principalmente, nos papéis do professor e do aluno, buscando compreender a aprendizagem no contexto do homo zappiens. As ... -
O fórum de discussão do moodle e as qualidades ergonômicas da interface que potencializam a interação
(2011-10-08)Esta pesquisa visa fazer um estudo sobre a interação mediada por computador em AVA. Busca-se compreender se a utilização da atividade fórum pode potencializar o diálogo entre os alunos e professores/tutores auxiliando ... -
A gamificação como recurso didático
(2017-08-18)Com a evolução dos recursos tecnológicos, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas, que forneçam ao professor recursos indispensáveis à prática docente e à construção do conhecimento ... -
A gamificação na sala de aula - uma aliada na motivação para a revisão textual
(2018-11-30)O presente artigo visa trazer a proposta da gamificação como uma aliada na revisão textual para alunos em processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita. Tradicionalmente, os professores costumam revisar textos, ... -
O GeoGebra e a música como recursos auxiliares no ensino das funções trigonométricas
(2010-11-29)O presente trabalho tem como proposta apresentar as razões que justificam desenvolver atividades com o uso da música e de recursos provindos do computador, como o software GeoGebra, para auxiliar no ensino e na aprendizagem ... -
GeoGebra: uma alternativa para o ensino e aprendizagem da trigonometria no ensino médio
(2014-07-12)Este artigo tem como objetivo discutir o uso do software Geogebra no processo de ensino-aprendizagem da trigonometria no ensino médio, bem como apontar as características e possibilidades de uso deste software em sala de ... -
Geometria espacial: transição do plano para o espaço com o uso da Pletora de Poliedros
(2010-12-02)Este trabalho teve o propósito de verificar e analisar as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Santana do Livramento, no ano de 2010, em identificar figuras espaciais e interpretar ... -
Gestão da formação continuada de professores: o uso das tecnologias da informação e da comunicação em uma escola da rede estadual de Cachoeira do Sul
(2011-10-15)Com as tecnologias inseridas no cotidiano das crianças e adolescentes, a escola inegavelmente precisa adequar suas práticas ao uso e apropriação desses recursos. A pesquisa em questão abordará como os educadores estão ... -
Gestão da produção de materiais didáticos para EaD na prática: conceituações e possibilidades
(2011-10-14)No presente artigo são abordadas algumas conceituações acerca de ensino a distância, materiais didáticos, bem como possibilidades que uma equipe multidisciplinar dispõe para estabelecer, acompanhar e conduzir racionalmente ... -
Gestão dos recursos tecnológicos na escola
(2011-10-15)Laboratórios de informática fechados é o tema desta pesquisa que teve como objetivo identificar os motivos da não utilização e definir ações, com toda a comunidade escolar, para tornar o laboratório de informática em ... -
Gestão e tecnologias: o papel do gestor na incorporação das tecnologias da informação e comunicação em uma escola do interior de Cachoeira do Sul
(2012-12-01)O presente estudo aqui apresentado configura-se em um artigo de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de ... -
Gestão por competências na educação a distância: possibilidades de criação de diferencial formativo para os tutores
(2012-11-30)A educação a distância é, na atualidade, elemento fundamental para acesso de um número cada vez maior de alunos aos diferentes níveis de ensino. As tecnologias proporcionam formas de interação diversas e que, sem dúvida, ... -
Gênero crônica: a importância da produção textual compartilhada aliada às TICs
(2017-06-23)O presente trabalho apresenta resultados da aplicação de um projeto de pesquisa de abordagem qualitativa realizado com uma turma de 10 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada em ... -
O gênero reportagem na produção de história em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa
(2010-11-05)Este trabalho teve o objetivo de produzir uma história em quadrinhos, utilizando reportagens de jornais. As atividades foram realizadas com os alunos da 7ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Lovato, de ...