A gamificação na sala de aula - uma aliada na motivação para a revisão textual
Resumo
O presente artigo visa trazer a proposta da gamificação como uma aliada na revisão textual para alunos em processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita. Tradicionalmente, os professores costumam revisar textos, fazendo anotações e rasuras. Com a gamificação, o que se sugere é que os alunos, por meio da autonomia e auto revisão, possam revisar seus textos por meio de uma proposta gamificada. Através da pesquisa-ação, com uma intervenção pedagógica em uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Sant’Ana do Livramento, viu-se que os discentes podem se engajar ao revisar suas próprias produções e assim, sendo capazes de participar da sociedade da informação, não apenas consumindo informações, mas produzindo-a, sob a ênfase da autoria, textos escritos com maior qualidade, já que, por meio da prática da revisão, serão críticos ao seu próprio escrito. Também foi possível concluir que é possível utilizar uma prática pertinente ao universo da tecnologia sem necessariamente usar dispositivos tecnológicos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: