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dc.contributor.advisorReginatto, Andrea Ad
dc.creatorRodrigues, Susane Andrade
dc.date.accessioned2019-04-23T14:59:24Z
dc.date.available2019-04-23T14:59:24Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16293
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis article aims to bring the proposal of gamification as an ally in the textual review for students in the process of acquisition of reading and writing skills. Traditionally, teachers often revise texts, making notes and erasures. With gamification, what is suggested is that students, through autonomy and self-review, can revise their texts through a gamified proposal. Through the action research, with a pedagogical intervention in a class of 4th year of the elementary school of a state public school of the municipality of Sant'Ana do Livramento, it was seen that the students can engage in reviewing their own productions and, to be able to participate in the information society, not only by consuming information, but producing it, under the emphasis of authorship, written texts with higher quality, since, through the practice of revision, they will be critical to their own writing. It was also possible to conclude that it is possible to use a practice pertinent to the universe of technology without necessarily using technological devices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRevisão textualpor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectTextual revieweng
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleA gamificação na sala de aula - uma aliada na motivação para a revisão textualpor
dc.title.alternativeGamification in the classroom - an allied in the textual revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo visa trazer a proposta da gamificação como uma aliada na revisão textual para alunos em processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita. Tradicionalmente, os professores costumam revisar textos, fazendo anotações e rasuras. Com a gamificação, o que se sugere é que os alunos, por meio da autonomia e auto revisão, possam revisar seus textos por meio de uma proposta gamificada. Através da pesquisa-ação, com uma intervenção pedagógica em uma turma de 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Sant’Ana do Livramento, viu-se que os discentes podem se engajar ao revisar suas próprias produções e assim, sendo capazes de participar da sociedade da informação, não apenas consumindo informações, mas produzindo-a, sob a ênfase da autoria, textos escritos com maior qualidade, já que, por meio da prática da revisão, serão críticos ao seu próprio escrito. Também foi possível concluir que é possível utilizar uma prática pertinente ao universo da tecnologia sem necessariamente usar dispositivos tecnológicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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