Navegação por assunto "Ensino e aprendizagem de matemática"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Progressões geométricas através da resolução de problemas: contribuições ao licenciando em matemática
(2020-08-14)Esta dissertação apresenta uma investigação, na forma de um estudo de caso, realizado no segundo semestre de 2019, sobre o ensino da Progressão Geométrica (PG) utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de ... -
Diálogos com professoras que ensinam matemática em início de carreira
(2016-09-28)Este trabalho é produto de uma investigação que insere-se na LP1: Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, tem ... -
O planejamento como orientador da organização do ensino de matemática
(2022-09-23)Esta pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), em consonância à linha de pesquisa “Docência, saberes e Desenvolvimento Profissional”, ... -
Análise comparativa do processo avaliativo desenvolvido nas disciplinas de Matemática em escolas do município de Júlio de Castilhos
(2010-12-16)O presente trabalho tem como objetivo principal relatar acerca das concepções dos professores de matemática no que diz respeito ao processo avaliativo. Através de uma pesquisa realizada em escolas do município de Júlio ... -
Resolução de problemas: uma metodologia alternativa para o ensino e a aprendizagem de matemática nas escolas do CASE
(2010-08-27)Este trabalho tem como objetivo principal aplicar e analisar a Metodologia de Resolução de Problemas como uma alternativa para o ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula. O objeto de estudo foi escolhido ... -
Prática pedagógica desenvolvida em uma turma de quinto ano do ensino fundamental na perspectiva da matriz de referência de matemática
(2013-12-05)Este estudo descreve uma prática pedagógica realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental voltada para a aprendizagem à luz da investigação matemática. A ação foi proposta a partir da abordagem de alguns descritores ... -
Formação continuada de professores do ciclo de alfabetização na avaliação de coordenadoras locais a partir de ações do PNAIC em municípios do Rio Grande do Sul
(2016-06-06)Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo conhecer o processo de formação continuada de professores do ciclo de alfabetização a partir das ações do Programa Pacto ... -
O ensino e a aprendizagem da progressão aritmética através da resolução de problemas
(2019-06-27)A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa resulta de inquietações e observações a respeito do ensino e aprendizagem da progressão aritmética. Nas escolas, em geral, a abordagem desse conteúdo não favorece a ...