O planejamento como orientador da organização do ensino de matemática
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Data
2022-09-23Primeiro membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Segundo membro da banca
Bisognin, Vanilde
Terceiro membro da banca
Mariani, Rita de Cássia Pistóia
Quarto membro da banca
Cedro, Wellington Lima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), em consonância à linha de pesquisa
“Docência, saberes e Desenvolvimento Profissional”, vinculada às ações investigativas do
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat, investiga o processo de
significação da atividade de ensino de Matemática que pode emergir durante uma formação
contínua com professores que ensinam e ensinarão Matemática. Isso implica compreender as
relações do objeto de pesquisa, a organização do ensino, materializada no seu sentido
particular: o planejamento. Na direção da dimensão orientadora da tese tem-se como objetivo
geral: compreender como as Ações que fazem parte do planejamento organizado no âmbito de
um Espaço Formativo Compartilhado se constituem como orientadoras na organização do
ensino levando à significação da atividade de ensino. A aproximação ao objeto de pesquisa
ocorreu por meio de um Curso de Extensão, realizado num total de 19 encontros, ocorridos
quinzenalmente, de forma síncrona, via plataforma Google Meet, ao longo do ano de 2020, do
qual participaram sete professoras e futuras professoras. Os instrumentos investigativos
foram: as gravações em áudio e vídeo dos encontros e um questionário. A tese defendida é
que, quando o planejamento for elaborado de forma coletiva, intencional e compartilhada
entre diferentes sujeitos que compõe um espaço de formação, estes atribuem sentidos que
coincidem com o significado social, então as Ações que o compõe tornam-se Orientadoras da
organização do ensino, e o planejamento constitui-se como um elemento do processo de
significação da atividade de ensino. As análises têm como fundamentação os princípios
teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade, a partir das
contribuições, em especial, de Vigostki (1896-1934) e Leontiev (1903-1979) e demais autores
nessa perspectiva de estudo. Os resultados denotaram cinco ações que fazem parte do
planejamento e são Orientadoras da organização do ensino: Ação Orientadora 1: Aproximarse do contexto educacional, Ação Orientadora 2: Estudar sobre o Movimento Lógico-histórico
do conceito, Ação Orientadora 3: Elaborar o plano de aula, Ação Orientadora 4: Desenvolver
o plano de aula e Ação Orientadora 5: Avaliar o processo de planejamento. A análise dos
dados possibilitou revelar indícios dos sentidos atribuídos pelas professoras às Ações que são
constitutivas do planejamento que orienta a organização do ensino de Matemática e, por sua
vez, o processo de significação é desencadeado em cada Ação Orientadora por meio destes
sentidos. Portanto, o planejamento se torna um elemento do processo de significação da
atividade de ensino das professoras no momento em que é elaborado de forma compartilhada,
intencional e coletiva em um espaço de formação organizado para este fim, assim um Espaço
Formativo Compartilhado, estruturado nos princípios teóricos-metodológicos da THC é
potencializador do processo de formação dos sujeitos que dele participam.
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