• O CONHECIMENTO POR ACQUAINTANCE EM BERTRAND RUSSELL 

      Borchate, Denise (2015-04-27)
      A acquaintance consiste na relação entre a mente e certos objetos chamados de objetos russellianos. Estes objetos restringem-se a indivíduos que podemos pensar diretamente. As aparências, tais como as cores, são exemplos ...
    • Gilles Delleuze: da criação de conceitos ao ensino de filosofia 

      Borchate, Denise (2018-07-05)
      O ensino de filosofia é, em grande parte, de má qualidade devido à incompreensão sobre a natureza da própria filosofia. A obra “O que é a Filosofia” foi escolhida no sentido de lançar luz sobre uma concepção de filosofia. ...
    • ARGUMENTOS TRANSCENDENTAIS E NATURALISMO: AS DUAS ESTRATÉGIAS ANTICÉTICAS DE STRAWSON 

      Gelain, Itamar Luís (2008-08-15)
      Esta dissertação tem por objetivo apresentar e analisar as duas estratégias anticéticas de Strawson, denominadas de argumentos transcendentais e naturalismo. Em virtude disto, parte-se, num primeiro momento, da distinção ...
    • REPRESENTAÇÃO E CONHECIMENTO NAS MEDITAÇÕES DE DESCARTES 

      Jesus, Simoni Aparecida Fortes de (2009-10-02)
      Esta dissertação apresenta a fundamentação da representação e do conhecimento, a partir da obra Meditações, de René Descartes, com o intuito de discutir o seu projeto de reconstruir a ciência, a partir da crítica das ...
    • TEORIAS CONTEXTUALISTAS EM EPISTEMOLOGIA 

      Ketzer, Patricia (2010-08-30)
      Historicamente a epistemologia tem definido conhecimento como universal e infalível. Mas a tradição não deu conta de resolver de forma suficientemente satisfatória as questões colocadas pelos céticos, tais como o questionamento ...
    • Filosofia: uma ferramenta para superar os ditames da sociedade 

      Kruetzmann, Juliana Lopes (2018-07-21)
      O artigo visa abordar a Filosofia como uma ferramenta capaz de permitir que os ditames da sociedade sejam superados. Ou seja, que os valores e padrões estabelecidos pelas diversas mídias que influenciam significativamente ...
    • DESCARTES E A FUNDAÇÃO DO CONHECIMENTO 

      Krügel, Evani Inês (2009-08-18)
      A presente dissertação consiste no estudo dos fundamentos do conhecimento da filosofia moderna, de acordo com o filósofo francês René Descartes. Por meio de pesquisa bibliográfica, procuramos explorar três elaborações do ...
    • ARGUMENTO, ARGUMENTAÇÃO E AUDITÓRIO UNIVERSAL: A NOVA RETÓRICA DE PERELMAN 

      Lazarotto, Claudia Candida (2009-08-19)
      Este trabalho apresenta as bases em que Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca fundamentam o Traité de l'argumentation: la nouvelle rhétorique (Tratado da Argumentação: a nova retórica), no contexto de reestruturação da ...
    • O papel da emotividade no ensino de filosofia: um estudo a partir de Martin Heidegger a Michel Henry 

      Maciel, Diego (2018-07-12)
      Este artigo objetiva apresentar e ressaltar a importância da afetividade no ensino de filosofia. O estudo acerca da afetividade surge devido à necessidade de explorar os campos férteis do afeto, relacionados ao ser no ...
    • IDEALISMO TRANSCENDENTAL E A GÊNESE DA IDÉIA DE LIBERDADE NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA DE KANT 

      Mallmann, Rafael Barasuol (2007-08-10)
      A presente dissertação tem como proposta explorar o conflito entre causalidade natural e causalidade por liberdade na Crítica da Razão Pura. Mais precisamente a partir da Dialética Transcendental, onde o conflito é apresentado ...
    • FICCIONALISMO MORAL: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA DA PROPOSTA DE RICHARD JOYCE 

      Naidon, Karen Giovana Videla da Cunha (2016-07-15)
      O objetivo geral do presente estudo é proceder a uma avaliação crítica da proposta de Richard Joyce de um ficcionalismo moral. A fim de cumprir tal objetivo, o trabalho é dividido em duas partes principais, a primeira ...
    • ESTÍMULOS PROXIMAIS E DISTAIS: AS CRÍTICAS DE DAVIDSON A QUINE 

      Naidon, Karen Giovana Videla da Cunha (2012-09-12)
      Há aproximados trinta anos, iniciou-se um debate entre os filósofos W. V. O. Quine e D. Davidson a respeito de onde deveria ser situado, na cadeia causal mundo-falante, o elemento que determina o significado empírico de ...
    • EXPERIÊNCIA E ESQUEMA CONCEITUAL EM STRAWSON 

      Nunes, Cristina de Moraes (2011-08-26)
      Em The Bounds of Sense, Strawson apresenta o que considera como a grande contribuição kantiana para a filosofia analítica. Essa contribuição corresponde à tentativa de Kant em estabelecer os limites gerais possíveis para ...
    • AVALIAÇÃO DA CRÍTICA DE BONJOUR À EPISTEMOLOGIA NATURALIZADA DE QUINE 

      Oliveira, Cínthia Roso (2009-08-31)
      O projeto de naturalização da epistemologia proposto por Willard V. O. Quine fornece uma nova maneira de fazer epistemologia. A partir dessa proposta, tudo o que se tem para construir conhecimentos sobre o mundo são as ...
    • O DIREITO DE PUNIR DO ESTADO EM THOMAS HOBBES 

      Oliveira, Fernando Antônio Sodré de (2009-08-18)
      A presente dissertação tem por objetivo investigar o direito de punir e a punição no pensamento político de Thomas Hobbes, com a finalidade de verificar qual a essência do direito de punir, sua legitimidade e limites, bem ...
    • Clássicos literários como motivação para a aula de filosofia 

      Oliveira, Michael de (2018-07-21)
      O presente trabalho pretende referenciar o ensino de Filosofia desde textos da literatura clássica, abordando, especificamente, a obra "As Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift, apresentando que não existe apenas uma ...
    • CONFIABILISMO EM ALVIN GOLDMAN 

      Rodrigues, Emanuele Abreu (2009-08-26)
      Partiremos do pressuposto que o foco central da epistemologia é o conhecimento proposicional (S sabe que P). Entretanto, uma vez que algumas crenças verdadeiras são verdadeiras por acaso, a questão central formulada pelos ...
    • REALISMO MORAL: PROPOSTA A PARTIR DA TEORIA POPPERIANA DOS TRÊS MUNDOS 

      Romanini, Mateus (2016-03-10)
      O presente trabalho tem por objetivo principal formular uma proposta de realismo moral baseada na Teoria dos Três Mundos de Karl Raimund Popper. Como há uma gama de posições metaéticas em questão, primeiramente buscamos ...
    • Realismo e pluralismo: a filosofia da ciência de Karl R. Popper 

      Romanini, Mateus (2012-03-08)
      O presente trabalho tem por objetivo principal apresentar uma interpretação da obra de Karl Raimund Popper que leva em consideração dois problemas e suas respectivas soluções propostas pelo autor. Primeiramente buscar-se-á ...
    • Teoria feminista e ensino de filosofia 

      Santos, Fernanda Gabriela Soares dos (2018-07-05)
      O trabalho a seguir é uma introdução à teoria feminista, na medida em que foi idealizado para uma aula de qualquer um dos anos do Ensino Médio. O objetivo é iniciar as alunas e alunos nos estudos sobre Epistemologia e seus ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.