Navegação por orientadores "Mathias, Carmen Vieira"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 38
-
As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC
(2015-12-21)Com o estudo proposto objetivamos analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores, buscando proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ... -
A utilização de recursos tecnológicos na educação infantil e a sua contribuição na construção da aprendizagem
(2010-10-04)A educação está passando por diversas mudanças e transformações, com isso se percebe uma maior aproximação entre tecnologia e mundo educacional. As crianças estão chegando cada vez mais cedo nas escolas de educação infantil, ... -
Uma alternativa didática para o estudo de prismas no ensino médio com applets construídos no GeoGebra
(2015-12-19)Procurando analisar os benefícios que applets construídos no software de matemática dinâmica GeoGebra podem trazer ao ensino e a aprendizagem de alunos do Ensino Médio no tópico de Prismas, este trabalho apresenta uma ... -
Ensino da matemática na modalidade remota: quais os desafios docentes com o uso das tecnologias digitais?
(2023-05-19)Em meio ao caos da pandemia ocasionado pela Covid-19, onde toda a sociedade foi afetada diretamente pela distância física, as escolas e os profissionais da educação também tiveram que criar meios para dar continuidade ... -
Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
(2016-08-24)Esta pesquisa teve como objetivo averiguar os subsunçores sobre conceitos de variação existentes em alunos ingressantes no curso de Matemática, bem como propor alternativas que possibilitassem uma aprendizagem significativa ... -
Desafios frente ao uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem: jogos educativos computadorizados
(2010-09-04)Neste artigo apresenta-se como objetivo principal trazer aquilo que se destaca como alguns dos desafios e possíveis soluções encontradas no ambiente escolar, a partir do processo ensino aprendizagem através dos jogos ... -
A inserção da técnica de desenho animado na educação infantil
(2011-11-08)Este trabalho objetiva uma análise sobre o impacto das TIC no universo da Educação Infantil e seu uso como ferramenta de produção de conhecimento significativo através do emprego da técnica de animação (stop motion) junto ... -
A utilização do software GeoGebra na geometria plana: uma experiência no ensino médio
(2018-12-15)As tecnologias digitais são instrumentos que podem auxiliar o professor na construção e compreensão do conhecimento do aluno. Por exemplo, o software GeoGebra possui ferramentas que podem possibilitar o processo de ensinar ... -
A importância da acessibilidade digital nos objetos de aprendizagem
(2010-11-27)O presente artigo reflete a importância que a informática vem adquirindo no cenário educacional, bem como a importância da acessibilidade digital em objetos de aprendizagem e o papel do professor como mediador do processo ... -
Improbidade do aluno, respeito à lei do direito autoral
(2011-10-07)O ato de copiar e colar despertou nos professores e tutores do curso de graduação de Licenciatura em Física da UAB/UFSM, a preocupação acerca do crescente hábito dos alunos em praticar plágio em seus trabalhos acadêmicos. ... -
As tecnologias da informação e comunicação voltadas à construção da noção de número para alunos surdos
(2011-11-08)Este trabalho, de cunho teórico, tem o intuito de dialogar sobre a educação do aluno surdo, focando o interesse no que diz respeito ao raciocínio-lógico, à construção da noção do número e realizar considerações que versem ... -
Ensino funções e criptografia RSA
(2019-07-06)Atualmente um dos maiores desafios para os professores de matemática é despertar o interesse nos alunos. E em meio a esse contexto, o objetivo desse trabalho é apresentar uma alternativa didática contextualizada na forma ... -
O uso da tecnologia da informação pelo professor de Matemática no ensino de Geometria
(2011-10-07)Este artigo tem o propósito de verificar se os professores de matemática fazem uso da tecnologia da informação no ensino de Geometria, e ao mesmo tempo ressaltar a importância que a Geometria tem no processo de ensino-aprendizagem ... -
Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
(2010-12-06)É possível reconhecer nas tecnologias um potencial formativo que pode contribui para ampliação dos espaços e dos tempos pedagógicos, para a flexibilização do currículo, para o aumento da interação entre professor-alunos e ... -
Contribuição da visualização na análise de invariantes geométricos no desenvolvimento profissional do professor de matemática
(2022-08-08)Este trabalho passa a existir da seguinte inquietação: Como a visualização contribui para o discernimento dos invariantes geométricos por professores de matemática em uma oficina de desenvolvimento profissional? A partir ... -
Elementos de geometria analítica: uso do aplicativo GrafEq na reprodução de obras de arte
(2015-07-16)Este estudo aborda o uso das tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o software GrafEq para desenvolver atividades de Geometria Analítica. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de 5 semanas a ... -
O uso de objetos de aprendizagem no ensino da Matemática nas séries iniciais
(2010-10-03)Este artigo visa destacar o uso de Objetos de Aprendizagem no ensino da Matemática, as contribuições deste na educação e as formas de utilização em sala de aula como um recurso pedagógico que pode auxiliar o processo de ... -
A construção de mosaicos no plano por um aluno com transtorno do espectro autista
(2018-08-23)A presente pesquisa teve como objetivo verificar indícios de aprendizagem significativa em mosaicos construídos no plano, como produto de transformações geométricas com polígonos regulares, por um aluno com o Transtorno ... -
Objetos de aprendizagem para o ensino da história: uma busca na Web
(2010-08-20)Com as novas tecnologias disponíveis, a rede mundial de computadores, Internet, constitui-se em uma nova forma de gerir informações, multiplicando a comunicação entre as pessoas em diferentes ambientes. Os espaços globais ... -
Poliedros e Teorema de Euler
(2019-07-06)O presente trabalho de conclusão de curso apresenta resultados de uma investigação realizada em sala de aula, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sobre o tópico poliedros. O principal objetivo da pesquisa foi ...