Show simple item record

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorBoeck, Fabiane Julieta
dc.date.accessioned2015-09-02T11:03:45Z
dc.date.available2015-09-02T11:03:45Z
dc.date.issued2009-09-30
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1001
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractTechnological progress is increasingly present in our daily life. The field of information technology and communication can be indicated as an indispensable tool for the full inclusion of individuals in our society. Thus, we highlight the digital literacy as an urgent necessity that can help social inclusion. This article aims to raise thinking about the inclusion of information technology and communication in the context of early schooling and its relation to the acquisition of reading and writing for children six years. It highlights, therefore, issues relating to children's constructions, the first discoveries, innovative educational work that enhances the teaching and learning by making it more effective, enjoyable and above all competent, able to offer basic conditions of life in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectComputadorpor
dc.titleA influência do uso do computador no desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita de crianças em classe de alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeThe influence of computer use in the development of practices of reading and writing children’s literacy classeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO avanço tecnológico está cada vez mais presente em nosso cotidiano. O domínio das tecnologias de informação e comunicação pode ser indicado, como ferramenta indispensável para a plena inserção dos indivíduos em nossa sociedade. Desta forma, destaca-se a alfabetização digital como uma necessidade urgente capaz de auxiliar esta inclusão social. Este artigo tem por objetivo levantar reflexões sobre a inserção das tecnologias de informação e de comunicação no contexto de escolarização inicial e sua relação com o processo de aquisição da leitura e escrita de crianças de seis anos. Destaca-se, portanto questões referentes às construções infantis, as primeiras descobertas, o trabalho pedagógico inovador que aperfeiçoa o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais eficaz, prazeroso e principalmente competente, capaz de oferecer condições básicas de convívio em sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.