dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Boeck, Fabiane Julieta | |
dc.date.accessioned | 2015-09-02T11:03:45Z | |
dc.date.available | 2015-09-02T11:03:45Z | |
dc.date.issued | 2009-09-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1001 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Technological progress is increasingly present in our daily life. The field of information
technology and communication can be indicated as an indispensable tool for the full inclusion of individuals in our society. Thus, we highlight the digital literacy as an urgent necessity that can help social inclusion. This article aims to raise thinking about the inclusion of information technology and communication in the context of early schooling and its relation to the acquisition of reading and writing for children six years. It highlights, therefore, issues relating to children's constructions, the first discoveries, innovative educational work that enhances the teaching and learning by making it more effective, enjoyable and above all competent, able to offer basic conditions of life in society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Computador | por |
dc.title | A influência do uso do computador no desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita de crianças em classe de alfabetização | por |
dc.title.alternative | The influence of computer use in the development of practices of reading and writing children’s literacy class | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O avanço tecnológico está cada vez mais presente em nosso cotidiano. O domínio das tecnologias de informação e comunicação pode ser indicado, como ferramenta indispensável para a plena inserção dos indivíduos em nossa sociedade. Desta forma, destaca-se a alfabetização digital como uma necessidade urgente capaz de auxiliar esta inclusão social. Este artigo tem por objetivo levantar reflexões sobre a inserção das tecnologias de informação e de comunicação no contexto de escolarização inicial e sua relação com o processo de aquisição da leitura e escrita de crianças de seis anos. Destaca-se, portanto questões referentes às construções infantis, as primeiras descobertas, o trabalho pedagógico inovador que aperfeiçoa o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais eficaz, prazeroso e principalmente competente, capaz de oferecer condições básicas de convívio em sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |