dc.contributor.advisor | Camillo, Camila Righi Medeiros | |
dc.creator | Marquet, Mônica Grazieli | |
dc.date.accessioned | 2015-09-02T13:38:19Z | |
dc.date.available | 2015-09-02T13:38:19Z | |
dc.date.issued | 2010-10-22 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1003 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Identidades surdas | por |
dc.title | Surdez e escola inclusiva: aspectos pertinentes a construção das identidades surdas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Capão da Canoa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo se encontra alicerçado no campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais em Educação e busca entender a construção das identidades surdas a partir da escola inclusiva. Assim, através do paralelo entre bibliografias afins e entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos sujeitos envolvidos na educação de surdos, faz-se referência ao espaço escolar inclusivo e os aspectos importantes no que tange a educação de surdos para problematizar a constituição das identidades surdas de alunos incluídos. Nesse sentido, intenta-se verificar quais possibilidades a escola inclusiva oferece (ou não) às construções das identidades surdas, considerando a concepção dos professores ouvintes entrevistados frente a esses fatores, a partir do contexto sócio-cultural e bilíngüe em que estão inseridos os alunos surdos. Diante disso, este trabalho foi desenvolvido no sentido de tensionar a educação de surdos e o processo de inclusão tendo como foco a construção das identidades surdas considerando singularidades importantes como a cultura e a língua de sinais das comunidades surdas, fatores que são considerados imprescindíveis no espaço inclusivo e na constituição das identidades. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |