Comunidade e escola: a participação necessária
Resumo
Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos identificar a visão que a referida comunidade tem da instituição-escola, com vistas sugerir ações que propiciem uma maior participação da família, auxiliando os filhos nas tarefas escolares em casa. Com isso, busca-se, na parceria, melhorar a qualidade do ensino realizado na escola.
O Referencial Teórico aborda primeiramente o tema Gestão Democrática. Na seqüência, demonstramos a necessidade de se criar uma cultura de participação nas instituições de ensino. Apontamos os pais como grandes aliados, que precisam ser orientados, de modo que possam ajudar seus filhos a melhorarem seu desempenho escolar. Sustentamos a hipótese de que não há a participação desejada por todos, porque a família não possui um histórico escolar que a habilite a orientar, ajudar, motivar, acompanhar seus filhos na escola.
Com o auxílio de questionários, entrevistamos 32 pais ou responsáveis de alunos. Cada um respondeu a três questionários. A leitura dos dados definiu o perfil da comunidade e foi a base para as considerações. Além de comprovar as hipóteses iniciais sobre o nível de participação que temos.
Por fim, apresentamos sugestões para a escola que tiver vontade política e quiser uma maior e melhor participação da família, melhorando assim a qualidade ensino ali produzido.
Coleções
- Gestão Educacional [294]