dc.contributor.advisor | Felix, Glades Tereza | |
dc.creator | Alves, Cícero dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2015-09-17T15:15:25Z | |
dc.date.available | 2015-09-17T15:15:25Z | |
dc.date.issued | 2005-03-18 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1025 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This study is a research of the type case study, accomplished with the
community of the Municipal School of Fundamental Teaching Dagoberto
Barcellos, of Caçapava of the South, RS. We objectified to identify the vision that
referred her community has of the institution-school, with views to suggest actions
that propitiate a larger participation of the family, aiding the children in the school
tasks, at home. With that, it is looked for, in the partnership, to improve the quality
of the teaching accomplished in the school.
Theoretical Base approaches the theme Democratic Administration
firstly. In the sequence, we demonstrated the need to create a participation culture
in the teaching institutions. We aimed the parents as great allies, that need to be
guided, so that they can help its children they to improve it its school acting. We
sustained the hypothesis that there is not the participation wanted by everybody,
because the family doesn't possess a historical one school that enables it to
guide, to help, to motivate, to accompany its children in the school.
With the aid of the research, we interviewed 32 parents or responsible of
students. Each one answered to three questionnaires. The reading of the data
defined the community's profile and it went the base to the considerations.
Besides checking the initial hypotheses on the participation level that we have.
Finally, we presented suggestions for the school that has political will and
he/she wants an adult and better participation of the family, improving like this
there the quality teaching produced. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Incentivo à leitura | por |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | Participação comunitária | por |
dc.title | Comunidade e escola: a participação necessária | por |
dc.title.alternative | Community and school: the necessary participation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos identificar a visão que a referida comunidade tem da instituição-escola, com vistas sugerir ações que propiciem uma maior participação da família, auxiliando os filhos nas tarefas escolares em casa. Com isso, busca-se, na parceria, melhorar a qualidade do ensino realizado na escola.
O Referencial Teórico aborda primeiramente o tema Gestão Democrática. Na seqüência, demonstramos a necessidade de se criar uma cultura de participação nas instituições de ensino. Apontamos os pais como grandes aliados, que precisam ser orientados, de modo que possam ajudar seus filhos a melhorarem seu desempenho escolar. Sustentamos a hipótese de que não há a participação desejada por todos, porque a família não possui um histórico escolar que a habilite a orientar, ajudar, motivar, acompanhar seus filhos na escola.
Com o auxílio de questionários, entrevistamos 32 pais ou responsáveis de alunos. Cada um respondeu a três questionários. A leitura dos dados definiu o perfil da comunidade e foi a base para as considerações. Além de comprovar as hipóteses iniciais sobre o nível de participação que temos.
Por fim, apresentamos sugestões para a escola que tiver vontade política e quiser uma maior e melhor participação da família, melhorando assim a qualidade ensino ali produzido. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |