A organização dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão escolar
Abstract
A presente pesquisa trata da organização dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão escolar e tem como objetivo geral: investigar o modo como os gestores educacionais organizam suas ações pedagógicas para efetivar a proposta de inclusão. Este estudo está baseado nos referenciais que abordam questões do histórico da educação especial, da gestão democrática da educação, do projeto político-pedagógico e da inclusão escolar. Os sujeitos desta investigação foram cinco gestores educacionais de uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual com proposta de inclusão, localizada no município de Santa Maria, RS. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram as entrevistas semi-estruturadas com os gestores e análise do projeto político-pedagógico da escola. A análise e discussão dos dados realizaram-se tendo por base duas categorias elementares: a das percepções sobre o processo de inclusão e a dos aspectos organizacionais. A partir desta análise foi possível identificar que os gestores concebem o processo de inclusão, como um meio de assegurar o acesso e a permanência dos alunos com necessidades especiais nas escolas regulares. Em relação aos aspectos implementados para viabilizar o processo de inclusão poucas ações foram realizadas neste sentido, principalmente em virtude das práticas isoladas que ocorrem no interior da escola, decorrentes da falta de uma rede de apoio entre os gestores que acaba prejudicando o encaminhamento das questões referentes ao processo de inclusão.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1013]