dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Azevedo, Simone Maria de | |
dc.date.accessioned | 2015-09-18T13:14:49Z | |
dc.date.available | 2015-09-18T13:14:49Z | |
dc.date.issued | 2005-11-09 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1028 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The present research deals with the organization of education gestureres face the
process of inclusion education and has, a main goal, the investigation of the means
by which education gestureres organize their educational practices to render the
proposal of inclusion. This study is based on references that adress issues from
the history of special education, democratig gesture of education, the politicalpedagogical
project and education inclusion. Te subjects ofthis investigation were
five educational gestureres of a state fundamental school with a proposal for
inclusion, located in Santa Maria, RS. The instruments used for collecting data
were semi-structure interviews with the gestureres and analysis of the politicalpedagogical
project of the school. The analysis and discussion of data were done
based on two primal categories: the perceptions on the inclusive process and the
organization aspects. The analysis made possible the identification of the
conception, by the gestureres, of the process of inclusion as means to assure
acess and permanency by students with special needs in regular schools.
Concerning the aspects implemented to make possible the inclusive process, few
actions were done in that sense, especially in virtue of isolated practices ocurred
within the school, result of lack of backbone support between the gestureres that
comes to jeopardize the conclusion of questions referring to the inclusive process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Organização | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | A organização dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão escolar | por |
dc.title.alternative | Organization of special gestureres face the process of inclusion education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata da organização dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão escolar e tem como objetivo geral: investigar o modo como os gestores educacionais organizam suas ações pedagógicas para efetivar a proposta de inclusão. Este estudo está baseado nos referenciais que abordam questões do histórico da educação especial, da gestão democrática da educação, do projeto político-pedagógico e da inclusão escolar. Os sujeitos desta investigação foram cinco gestores educacionais de uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual com proposta de inclusão, localizada no município de Santa Maria, RS. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram as entrevistas semi-estruturadas com os gestores e análise do projeto político-pedagógico da escola. A análise e discussão dos dados realizaram-se tendo por base duas categorias elementares: a das percepções sobre o processo de inclusão e a dos aspectos organizacionais. A partir desta análise foi possível identificar que os gestores concebem o processo de inclusão, como um meio de assegurar o acesso e a permanência dos alunos com necessidades especiais nas escolas regulares. Em relação aos aspectos implementados para viabilizar o processo de inclusão poucas ações foram realizadas neste sentido, principalmente em virtude das práticas isoladas que ocorrem no interior da escola, decorrentes da falta de uma rede de apoio entre os gestores que acaba prejudicando o encaminhamento das questões referentes ao processo de inclusão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |