dc.contributor.advisor | Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise | |
dc.creator | Antunes, Circe Fagundes | |
dc.date.accessioned | 2015-09-21T20:02:21Z | |
dc.date.available | 2015-09-21T20:02:21Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1037 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The research project "The acquisition of the language concerning the Signal
Brazilian Language versus Portuguese had the objective of proving that the process
of acquisition of writing in a second language requires a good domain of the native
language. The domain of signal language allows these students to get knowledge
and information of the world. In the case of the deaf pupil, the appropriation of the
knowledge must be internalized in his natural language, the Brazilian language of
signals, in order to produce and transfer knowledge to L2, i.e writing in Portuguese.
I worked with children tales, involving the abilities of reading, understanding
and telling stories in the language of signals, due to the understanding that the
teaching of writing Portuguese. After this process, the story was retold in signal!
Brazilian !language and in Portuguese, making use of the written word. Some
difficulties had been found in the writing of deaf people, however these difficulties do
not constitute barriers, but possible references for the pedagogical work in the
teaching of Portuguese as a second language.
ln this perspective of work, it was perceived the necessity of calling the
attention of the teachers, who work with education of deaf people, for a resignification
of the pedagogical! activities that they need to implement in visual
practices, as well as in curricular contextüalized with the reality, in order to promote
an enlargement in the learning and in the development of the deaf person as citizen,
putting the language af signals in the central place of the educational process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Língua de sinais | por |
dc.subject | Surdo | por |
dc.title | A aquisição da linguagem na relação libras x português | por |
dc.title.alternative | The acquisition of the language concerning the signal brazilian language versus portuguese | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Uruguaiana, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O projeto de pesquisa A Aquisição da Linguagem na Relação Libras x Português teve como objetivo comprovar que o processo de aquisição da escrita em uma segunda língua requer um bom domínio na língua materna. O domínio da língua de sinais permite a esses estudantes elaborar conhecimentos e informações de mundo. No caso do aluno surdo, a apropriação do conhecimento deve estar internalizada em sua língua natural, a língua brasileira de sinais, para que assim ele possa produzir e transferir conhecimentos para a L2, no caso em discussão, o português escrito.
Pelo entendimento de que as atividades de leitura e produção de textos são um dos fatores relevantes no ensino do português escrito, trabalhei com histórias infantis, envolvendo as habilidades de ler, entender e contar em língua de sinais. Após esse processo parti para o reconto da história em Libras e no português, mediado pelo uso da palavra escrita. Algumas dificuldades foram encontradas na escrita dos surdos, no entanto essas dificuldades não se constituem como barreiras, mas em possíveis referências para o trabalho pedagógico no ensino do português como segunda língua.
Nesta perspectiva de trabalho, percebeu-se a necessidade de chamar a atenção dos professores que trabalham com a educação de surdos para uma resignificação das atividades pedagógicas que precisam assessorar-se em práticas visuais e em currículos contextualizados na realidade, para que aconteça uma ampliação na aprendizagem e no desenvolvimento surdo como cidadão, tendo a língua de sinais na centralidade de toda a educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |