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dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorÁvila, Karen Cristina Dias de
dc.date.accessioned2015-09-24T13:09:11Z
dc.date.available2015-09-24T13:09:11Z
dc.date.issued2007-01-12
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1043
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis article aims to investigate how the phonological conscience in pre-scholar students is, and also to know witch methodological proposal of literacy is used by kindergarten B teachers and if, in their proposals, the phonological conscience is evidenced. In order to have an extended knowledge of pre-school teachers pedagogical approach, we performed a research with kindergarten B classes, which comprise children from 5 to 6 years old, belonging to two municipal schools from the outskirts of the town of Santana do Livramento/RS. On collecting data, from the teachers, semi-structured interviews were used, and direct practice observations were used to collect data from the lessons, once a week, from June to October, in 2007. We realized, through this work, that the teachers do not take into consideration the phonological conscience in their work for not knowing it, and for this reason, the educators follow the traditional system used in the great majority of the schools, and do not develop diversified pedagogical practices that would supply the individual differences of the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleConsciência fonológica em crianças de pré-escolapor
dc.title.alternativeFhonological conscience in pre-escolar childreneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo buscou investigar como se dá a consciência fonológica em crianças de pré-escola, saber qual e a proposta metodológica de alfabetização usada pelas professoras no jardim B, e se em suas propostas evidenciam a consciência fonológica. Para sabermos mais sobre as práticas pedagógicas dos professores de pré-escola, realizamos uma pesquisa, em turmas do jardim B, com crianças de cinco a seis anos de idade, pertencentes a duas escolas municipais localizadas na periferia da cidade de Santana do Livramento/RS. Na coleta de dados foram usadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras, e práticas de observação direta nas correspondentes turmas, uma vez por semana, de junho a outubro/2007. Percebemos a partir desta investigação, que as professoras não trabalham dentro da perspectiva da consciência fonológica, por desconhecerem este tema. E por desconhecerem este assunto às educadoras caem no determinismo da maioria das escolas, deixam de desenvolver práticas pedagógicas diversificadas que atendam as diferenças individuais dos alunos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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