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dc.contributor.advisorPérez, Susana Graciela Pérez Barrera
dc.creatorAzevedo, Tânia Maria Paula de
dc.date.accessioned2015-09-25T13:56:09Z
dc.date.available2015-09-25T13:56:09Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1048
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe article presents the research developed about the educators perception regarding to high abilities and the possibility of the attendance to gifted students, indicating for the implantation of enrichment program to every school. Besides investigating the educators' perception, relating it to the specialized educational attendance, the study aims to expand and to generalize, analytically, the educators' perception about the high abilities. Through the knowledge of the school phenomena, associated to the desire to understand its, saving the significant characteristics of the school reality events, the used research strategy is the case study. The instruments used to collect data were a questionnaire, a semi-structured interview and the registrations of observations in pedagogic meetings and class advices. Initially, the text relates the formation longed for with the author's professional exercise, presenting some pedagogic practices and systematizing essential concepts to the study, starting from the theoretical referential studied along the specialization course. The results described in the investigation indicate that the professors ignore or they know a little concerning the theme of the high abilities, because they don't centralize the depositions in the student and your potential. The study also revealed that, when noticing the existence of the indicators of high abilities in the students, the educators conceive the giftedness with ideas permeated by the myths that round the theme. The possibility of an enrichment program to the whole school is projected and described as conclusion of the work, taking into account the professors' placements that is necessary to know the subject to identify and to assist, appropriately, the students that present indicators of high abilities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectPrograma de enriquecimentopor
dc.titleA percepção dos educadores sobre as altas habilidades e a possibilidade de atendimento ao aluno superdotado no ensino regularpor
dc.title.alternativeThe educators perception about the high abilities and the possibility of the attendance to gifted student in regular schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO artigo apresenta a pesquisa desenvolvida sobre a percepção dos educadores sobre altas habilidades e possibilidades de atendimento ao aluno superdotado, apontando para a implantação de um programa de enriquecimento para toda escola. Além de investigar a percepção dos educadores, relacionando-a ao atendimento educacional especializado, o estudo objetiva expandir e generalizar, analiticamente, a percepção dos educadores sobre as altas habilidades. Pelo conhecimento dos fenômenos da escola, associado ao desejo de compreendê-los, preservando as características significativas dos acontecimentos da realidade escolar, a estratégia de pesquisa utilizada é o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram um questionário, uma entrevista semi-estruturada e os registros de observações em reuniões pedagógicas e conselhos de classe. Inicialmente o texto relaciona a formação almejada com o exercício profissional da autora, apresentando algumas práticas pedagógicas e sistematizando conceitos essenciais ao estudo, a partir do referencial teórico estudado ao longo do curso de especialização. Os resultados descritos na investigação indicam que os professores desconhecem ou conhecem pouco acerca do tema das altas habilidades, pois não centralizam os depoimentos no aluno e seu potencial. O estudo também revelou que, ao perceber a existência dos indicadores de altas habilidades nos alunos, os educadores concebem a superdotação com idéias permeadas pelos mitos que rondam o tema. A possibilidade de um programa de enriquecimento para toda a escola é projetada e descrita como conclusão do trabalho, tendo em vista as colocações dos professores de que é necessário conhecer o assunto para identificar e atender adequadamente os alunos que apresentam indicadores de altas habilidades.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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