Browsing Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação by Issue Date
Now showing items 1-19 of 19
-
A atividade lúdica na aprendizagem da criança com altas habilidades/superdotação
(2008)O presente trabalho tem por objetivo compreender como a criança com indicadores de altas habilidades/superdotação reage ao trabalho pedagógico que utiliza jogos e brincadeiras. O trabalho foi realizado numa escola federal, ... -
A importância da motivação para manter a atenção dos alunos com altas habilidades/superdotação em sala de aula
(2008)Este trabalho refere-se à importância de motivar alunos com altas habilidades/superdotação, para que esses mantenham sua atenção em sala de aula e tenham uma aprendizagem satisfatória. Com essa proposta, observa-se que a ... -
Altas habilidades/superdotação e a relação com a área corporal-cinestésica: estudo de caso
(2008-10-24)In this study the subject of the Discharges Abilities focus is approached in the area bodyle-cinestésica. Through a study of a subject artist's case, with productive-creative profile, he/she identified several characteristics ... -
Investigando e analisando as percepções de pais acerca de um filho com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2008-10-24)O presente trabalho visa descrever e analisar as percepções de pais cujo filho tem indicadores de altas habilidades/superdotação, salientando a maneira como os pais vêem as peculiaridades da criança, o comportamento desta ... -
Uma análise das experiências pedagógicas e sociais de um aluno identificado com características de altas habilidades/superdotação
(2008-10-24)Este artigo teve como objetivo geral analisar as vivências pedagógicas, sociais e familiares que marcaram a trajetória de vida de um aluno identificado com características de altas habilidades/superdotação, assim como, as ... -
Um olhar sobre altas habilidades e surdez: algumas reflexões necessárias
(2008-10-24)Frente à escassez de estudos que pontuem duas áreas distintas da Educação Especial, este artigo objetiva entrelaçar Altas Habilidades/Superdotação e Surdez, a fim de que se propicie um “olhar” acerca da importância de ... -
A percepção dos educadores sobre as altas habilidades e a possibilidade de atendimento ao aluno superdotado no ensino regular
(2008-10-25)O artigo apresenta a pesquisa desenvolvida sobre a percepção dos educadores sobre altas habilidades e possibilidades de atendimento ao aluno superdotado, apontando para a implantação de um programa de enriquecimento para ... -
Reflexões acerca do atendimento escolar de alunos com AH/SD: repensando a questão da escuta do aluno e de suas necessidades afetivas
(2008-10-25)O presente artigo objetiva analisar o contexto educacional, no qual, está incluído o aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Neste sentido, buscou-se fazer uma reflexão, a partir de um construto teórico, acerca ... -
Altas habilidades/superdotação: diferentes conceitos e abordagens
(2008-10-25)O trabalho que se segue se insere no campo de estudos da Educação Especial, com foco na especificidade das Altas Habilidades/Superdotação. Tivemos como objetivos orientadores desse trabalho conhecer e refletir acerca do ... -
Atendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionais
(2008-10-25)O artigo destaca a importância das salas multifuncionais no atual sistema educacional. Uma escola inclusiva proporciona uma educação voltada para todos, independente do aluno apresentar ou não necessidades educacionais ... -
A influência do desejo parental nas altas habilidades/superdotação: uma abordagem psicanalítica
(2008-10-25)O presente trabalho busca discutir as altas habilidades/superdotação, através de uma leitura psicanalítica, na qual propomos estudar a superdotação como se constituindo em uma forma peculiar de responder ao fantasma parental, ... -
“Eu sou vô Juca, um ser inconstante como o brilho das estrelas” – o estudo de um superdotado
(2008-10-25)Este estudo objetiva investigar as percepções de um indivíduo adulto com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de um estudo de caso, focalizando os significados atribuídos às AH/SD a partir de suas ... -
O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola
(2008-10-25)O presente artigo tem por objetivo abordar a questão dos alunos com Altas habilidades/Superdotação e sua inclusão na escola da rede regular de ensino, bem como aspectos que envolvem a formação inicial e continuada de ... -
E agora José?: um estudo psicanalítico sobre altas habilidades e transtorno mental
(2008-10-25)O presente estudo tece considerações sobre as características sócio-afetivas em sujeitos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação que apresentam transtorno mental associado. A construção teórica é demarcada ... -
Identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação no município de Nova Palma - RS
(2008-10-25)O artigo do Curso de Especialização em Educação Especial em Altas Habilidades/Superdotação explicitará o resultado de uma pesquisa, que teve como tema: Identificação de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, ... -
O papel do professor do ensino regular e do professor especializado enquanto parceiros no processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino
(2008-10-25)Um dos maiores desafios da educação atualmente é oferecer uma educação de qualidade a todos, considerando a diversidade, a diferença e respeitando a especificidade de cada um. Educar no contexto da educação inclusiva ... -
Altas habilidades/superdotação e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: aproximações e distanciamentos
(2008-10-25)Este artigo tem por objetivo apresentar características específicas das Altas Habilidades/Superdotação e do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade a fim de construir algumas aproximações e distanciamentos entre ... -
A formação inicial de professores na educação infantil oferece subsídios para a docência de alunos com altas habilidades/superdotação?
(2008-10-25)O objetivo geral do presente estudo foi verificar a existência de conteúdos e disciplinas específicas ao atendimento dos alunos que apresentam Altas Habilidades/Superdotação, para a capacitação de professores, nos níveis ... -
A inclusão educacional de alunos com altas habilidades/superdotação e os desafios na implantação do projeto político-pedagógico
(2008-10-25)O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implantação do projeto político-pedagógico nas escolas, e sugerir a elaboração de planejamentos que visem a inclusão do aluno com altas habilidades / superdotação ...