Reflexões acerca do atendimento escolar de alunos com AH/SD: repensando a questão da escuta do aluno e de suas necessidades afetivas
Resumo
O presente artigo objetiva analisar o contexto educacional, no qual, está incluído o aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Neste sentido, buscou-se fazer uma reflexão, a partir de um construto teórico, acerca da proposta de atendimento escolar prestado a este educando e, principalmente, do repensar os papéis do psicólogo neste processo, sugerindo ações e práticas de atendimento das demandas emocionais dos atores envolvidos neste cenário. Defende-se a
importância da "escuta", numa perspectiva psicanalítica, e da proposta de enriquecimento de Joseph Renzulli (1978). Neste campo interdisciplinar de atendimento ao aluno, percebe-se o trabalho do psicólogo desenvolvido em conjunto com os professores tanto nas questões institucionais, como também, intervindo nos aspectos relacionais e afetivos dos alunos com AH/SD. Os agentes de educação, no qual se inclui o psicólogo, precisam promover a interdisciplinaridade e construir algo novo e diferente de tudo que já se praticou na escola, exigindo, neste sentido, uma mudança de paradigma, onde a flexibilidade, a escuta e o diálogo sejam práticas comuns entre os agentes do processo educacional na busca de que todos aprendam e também ensinem.