dc.contributor.advisor | Costa, Mara Regina Nieckel da | |
dc.creator | Silva, Adão Ademir da | |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T15:09:41Z | |
dc.date.available | 2015-08-24T15:09:41Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/962 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the educational context in which the gifted student is
included. In this sense, we tried to do a reflection, from a theoretical construct about
the proposed school care provided to this student and, above all, of rethinking the
roles of the psychologist in this process, suggesting actions and practices for dealing
with the emotional demands of the actors involved in this scenario. It supports the
importance of "listening", a psychoanalytic perspective, and the proposal for
enrichment of Joseph Renzulli (1978). In this interdisciplinary field to pupil
attendance, we find the work of psychologist developed jointly with teachers both in
institutional issues, but also intervened in the emotional and relational aspects of
gifteds students. Officers of education, which includes the psychologist, need to
promote interdisciplinary and build something new and different from everything that
has been practiced in the school demanding that effect a paradigm shift, where
flexibility, listening and dialogue are common practices among the staff of the
educational process in search of that all learn and also teach. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | Superdotação | por |
dc.subject | Psicologia escolar | por |
dc.subject | Afetividade na educação | por |
dc.title | Reflexões acerca do atendimento escolar de alunos com AH/SD: repensando a questão da escuta do aluno e de suas necessidades afetivas | por |
dc.title.alternative | Reflections on the service for school gifted students: rethinking issue of student and listening to your needs affected | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial- Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O presente artigo objetiva analisar o contexto educacional, no qual, está incluído o aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Neste sentido, buscou-se fazer uma reflexão, a partir de um construto teórico, acerca da proposta de atendimento escolar prestado a este educando e, principalmente, do repensar os papéis do psicólogo neste processo, sugerindo ações e práticas de atendimento das demandas emocionais dos atores envolvidos neste cenário. Defende-se a
importância da "escuta", numa perspectiva psicanalítica, e da proposta de enriquecimento de Joseph Renzulli (1978). Neste campo interdisciplinar de atendimento ao aluno, percebe-se o trabalho do psicólogo desenvolvido em conjunto com os professores tanto nas questões institucionais, como também, intervindo nos aspectos relacionais e afetivos dos alunos com AH/SD. Os agentes de educação, no qual se inclui o psicólogo, precisam promover a interdisciplinaridade e construir algo novo e diferente de tudo que já se praticou na escola, exigindo, neste sentido, uma mudança de paradigma, onde a flexibilidade, a escuta e o diálogo sejam práticas comuns entre os agentes do processo educacional na busca de que todos aprendam e também ensinem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |