O papel do professor do ensino regular e do professor especializado enquanto parceiros no processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino
Resumo
Um dos maiores desafios da educação atualmente é oferecer uma educação de
qualidade a todos, considerando a diversidade, a diferença e respeitando a especificidade de
cada um. Educar no contexto da educação inclusiva requer uma mudança de atitude, não só
dos professores, mas de todos os segmentos envolvidos nesta tarefa: escola, família,
sociedade. O presente artigo tem por objetivo analisar a mudança de postura da escola, mais
especificamente do professor, ao receber, em meio a tanta diversidade, um aluno com
indicadores de altas habilidades/superdotação. Para desenvolver este assunto, foi realizado um
estudo de caso, onde o foco foi identificar as estratégias pedagógicas que potencializam o
processo de aprendizagem do aluno com altas habilidades/superdotação na sala de aula do
ensino regular. A falta de conhecimento a respeito das altas habilidades/superdotação, os
mitos que rotulam tais alunos, os currículos fechados e as práticas pedagógicas voltadas para
o aluno médio e abaixo da média são algumas das barreiras que precisam ser derrubadas, para
que as especificidades do aluno com altas habilidades/superdotação sejam respeitadas e seu
potencial seja estimulado e desenvolvido.