A formação inicial de professores na educação infantil oferece subsídios para a docência de alunos com altas habilidades/superdotação?
Resumo
O objetivo geral do presente estudo foi verificar a existência de conteúdos e disciplinas específicas ao atendimento dos alunos que apresentam Altas Habilidades/Superdotação, para a capacitação de professores, nos níveis médio e superior. Tal verificação foi realizada através da análise documental de algumas propostas pedagógicas de duas Faculdades e um curso de magistério de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Inicialmente, foi abordada a questão sobre as Altas Habilidades/Superdotação, fundamentada teoricamente pelas concepções de dois pesquisadores: Howard Gardner, para subsidiar a concepção das
inteligências; e Joseph Renzulli, para definir a superdotação. A formação dos professores na Educação Infantil foi discutida, como forma de elencar os princípios importantes a serem considerados na formação dos educadores. Segue-se a análise de algumas ementas de três cursos para a formação de docentes em Educação Infantil, e, por último, na conclusão, refletiu-se sobre os pontos necessários para a viabilização de uma proposta pedagógica, pensando na capacitação de professores da Educação Infantil para trabalharem alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Nesse sentido, foi questionada a qualificação do profissional que vai se dedicar à Educação Infantil, e salientada a importância da inclusão dessa temática nos currículos dos cursos de formação para a docência nesse nível da educação, favorecendo que a inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação aconteça efetivamente.