Identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação no município de Nova Palma - RS
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Data
2008-10-25Autor
Moreira, Lídia Mari dos Santos
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O artigo do Curso de Especialização em Educação Especial em Altas
Habilidades/Superdotação explicitará o resultado de uma pesquisa, que teve
como tema: Identificação de alunos com indicadores de Altas
Habilidades/Superdotação, no Município de Nova Palma, – RS. Esta pesquisa
teve como objetivos identificar alunos de uma 4ª série com indicadores de Altas
Habilidades/Superdotação e sugerir estratégias à professora e assim,
potencializar essas características identificadas. A proposta foi realizada na
Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes, localizada na zona urbana do
município de Nova Palma no estado do Rio Grande do Sul, que atende
anualmente, 730 alunos distribuídos entre Educação básica e Educação de
Jovens e Adultos - EJA. Pode-se dizer, que os mesmos pertencem ao nível
sócio-econômico médio-baixo. Para buscar responder aos objetivos que esta
pesquisa se propôs, alguns instrumentos de coleta de dados foram
selecionados: entrevista semi-estruturada com a professora regente da classe
e aplicação dos questionários com os segmentos professor, aluno e pais. A
professora contribuiu com a pesquisa através da observação do processo de
aprendizagem do aluno, de sua participação nas atividades de sala de aula,
bem como as diferentes atividades do cotidiano escolar. Os pais, também,
foram sujeitos desta pesquisa ajudando com os dados através da observação
das expressões e potencialidade de seu filho, no ambiente doméstico e social.
A síntese dessas informações permite a identificação das habilidades dos
alunos, desta pesquisa. A realização desta pesquisa foi importante para que,
numa perspectiva futura possam-se concretizar ações no sentido de assegurar,
a esta minoria, a garantia de um atendimento educacional especializado
conforme preconizam as Políticas Públicas. Bem como, na direção do que é
necessário para a utilização do máximo do seu potencial, de forma construtiva
e enriquecedora para seu desenvolvimento.