Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRech, Andréia Jaqueline Devalle
dc.creatorMoreira, Lídia Mari dos Santos
dc.date.accessioned2017-04-20T14:55:39Z
dc.date.available2017-04-20T14:55:39Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2781
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe article of the specialization course in special education in high abilities/superendowment will explain the result of a research that had as theme: pupils’ tification with indicators of high abilities/superendowment in the municipality of Nova Palma – Rio Grande do Sul state. This research had as aims to identify pupils of a 4th year with indicators of high abilities/superendowment and to suggest strategies to the teacher, and so, to potencialize these identified characteristics. the proposal was carried out at tiradentes basic education state school located in the urban zone of Nova Palma municipality in Rio Grande do Sul state which attends nowadays, 730 pupil’ distributed between basic education and young and adult education – EJA. We can say that they belong to the low middle social economic level. Chosen us to delimit the research in a class of the 4 th year, is had previous contact with the regent teacher of class that related to me that there were pupils who distinguished themselves in some areas. To seek to answer the objectives that this research is proposed, some instruments of data collecting were selected: a semi structured interview with the regent teacher of the class, application of the questionnaires with the segments teacher, pupils and parents.. The teacher's contribution to the data collected through observation of the learning process of students of their participation in the activities of the classroom as well as the various activities of daily escolar.Os parents were also subject of this research helping with data through observation expressions and the potential of your child in the household and society. The synthesis of this information enables the identification of the skills of students in this search. The accomplishment of this research was important so that, in a future perspective, actions can be done in the sense to assure to this minority the warranty of an specialized educational attendance according to what is preconized by the public policies. And, in the direction of what is required to use the maximum of their potential in a constructive and fruitful for their development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectNova Palma (RS)por
dc.titleIdentificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação no município de Nova Palma - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO artigo do Curso de Especialização em Educação Especial em Altas Habilidades/Superdotação explicitará o resultado de uma pesquisa, que teve como tema: Identificação de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, no Município de Nova Palma, – RS. Esta pesquisa teve como objetivos identificar alunos de uma 4ª série com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e sugerir estratégias à professora e assim, potencializar essas características identificadas. A proposta foi realizada na Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes, localizada na zona urbana do município de Nova Palma no estado do Rio Grande do Sul, que atende anualmente, 730 alunos distribuídos entre Educação básica e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Pode-se dizer, que os mesmos pertencem ao nível sócio-econômico médio-baixo. Para buscar responder aos objetivos que esta pesquisa se propôs, alguns instrumentos de coleta de dados foram selecionados: entrevista semi-estruturada com a professora regente da classe e aplicação dos questionários com os segmentos professor, aluno e pais. A professora contribuiu com a pesquisa através da observação do processo de aprendizagem do aluno, de sua participação nas atividades de sala de aula, bem como as diferentes atividades do cotidiano escolar. Os pais, também, foram sujeitos desta pesquisa ajudando com os dados através da observação das expressões e potencialidade de seu filho, no ambiente doméstico e social. A síntese dessas informações permite a identificação das habilidades dos alunos, desta pesquisa. A realização desta pesquisa foi importante para que, numa perspectiva futura possam-se concretizar ações no sentido de assegurar, a esta minoria, a garantia de um atendimento educacional especializado conforme preconizam as Políticas Públicas. Bem como, na direção do que é necessário para a utilização do máximo do seu potencial, de forma construtiva e enriquecedora para seu desenvolvimento.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples